A mulher do todo

julho 9, 2023

Carla Camurati dirige ópera inspirada em melodrama que fomentou imaginário sobre o Velho Oeste

A TV e o cinema são pilares importantes na consolidação de Carla Camurati como atriz e diretora. Pois ela tem com a ópera um importante elo. A ponto de já ter dirigido, e posteriormente filmado a ópera bufa “La serva padrona”, de Pergolesi (1710-1736), eternizando no cinema Thales Pan Chacon (1956-1997) num trabalho memorável. Pois ela volta ao gênero pelo qual tem paixão. Carla assina a concepção de “La fanciulla del West” (A garota do oeste), de Puccini (1858-1924), que estreia em São Paulo.

A encenação, no Theatro Municipal de São Paulo, terá direção musical do maestro Roberto Minczuk, que estará à frente da orquestra e do coro daquela instituição. Ronaldo Fraga, criador de moda com fama internacional, vai assinar os figurinos da montagem, com sessões entre sexta (14) e a outra quinta (22).

O libreto, escrito por Guelfo Civinini (1873-1954), foi inspirado em “The girl of the golden West”, melodrama de David Belasco (1853-1931) que fomentou todo o imaginário em torno do Velho Oeste norte-americano, como explica a própria diretora:

– Esse é um espetáculo muito cinematográfico. Não é trágico, mas dramático. É como se Puccini estivesse fazendo um filme.

E, em se tratando de Carla, ela própria estará.

O maestro Roberto Minczuk e Carla Camurati num dos ensaios de “La fanciulla del West

MAIS LIDAS

Posts recentes

Notórios… sabores

Concorrentes à premiação aos 50 melhores restaurantes da América Latina são festejados no Rio de Janeiro