Desde quando o lançamento de “Now and then” foi anunciado, mês passado, criou-se uma grande expectativa na legião de fãs dos Beatles para ouvi-la. E a espera chegou ao fim. A última música da banda britânica foi lançada nesta quinta-feira (02) e já pode ser ouvida nas plataformas digitais. O videoclipe estará disponível na sexta-feira (03) no canal do grupo no YouTube. A canção traz a voz de John Lennon (1940-1980), registrada originalmente em numa gravação feita no fim dos anos 1970, tratada com tecnologia de inteligência artificial para melhorias na qualidade do áudio.
— Lá estava ela, a voz de John, cristalina. É bastante emotiva. E todos nós tocamos nela, é uma gravação genuína dos Beatles. Em 2023, ainda estar trabalhando em músicas dos Beatles e prestes a lançar uma nova música que o público ainda não ouviu é algo emocionante — contou Paul McCartney.
Havia também a gravação de um piano junto à voz que foi removida para ser feita uma nova mixagem. Paul e Ringo Starr finalizaram suas participações em 2022. A bateria de Ringo e o baixo, violão e piano de Paul foram acrescentados em seguida. George Harrison (1943-2001), que tentou resgatar a música na década de 1990, também participa na guitarra.
Sean Ono Lennon, filho de John com Yoko Ono, aprovou a gravação da música com o uso de inteligência artificial e recordou que o pai também experimentava novas tecnologias em gravações.
— Foi incrivelmente comovente ouvi-los trabalhando juntos depois de todos esses anos desde que papai se foi. É a última música que meu pai, Paul, George e Ringo fizeram juntos. É como uma cápsula do tempo, tem o sentimento de que tinha que ser mesmo assim — declarou Sean.
Crédito da imagem: divulgação