Quando ecologia ainda era vista no Brasil como um bicho de sete cabeças, um nome foi peça-chave para colocar o tema nos lares e nas bocas: Alfredo Sirkis (1950-2020). Escritor e jornalista, ele fundou, em 1986, o Partido Verde (PV), ao lado de nomes como Fernando Gabeira e levou a defesa da Natureza também à esfera política, patamar que deveria ser o dela desde sempre.
A vida desse homem que fez do ativismo ambiental sua bandeira de luta e de vida é passada a limpo em “Alfredo Sirkis – Para você saber de mim” (Tix). A fotobiografia é editada e foi organizada por Ana Borelli, viúva do homenageado e sua companheira por quase 30 anos.
E o lançamento, na noite da última quinta-feira (08), não poderia ter sido em data mais conveniente: dia em que Sirkis faria 72 anos. Nomes da política, alguns deles ligados à defesa ambiental , marcaram presença na Casa Firjan, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro, para a homenagem. O supracitado Gabeira, Carlos Minc, o prefeito de Niterói, Axel Grael, e as ex-deputadas Aspásia Camargo e Denise Frossard foram alguns dos amigos presentes. Viva Sirkis!
Crédito das imagens: Eny Miranda