A arte de atuar

agosto 3, 2022

A diretora Helena Varvaki estreia na literatura com obra na qual ouviu atrizes como Patricia Pillar e Marjore Estiano

A atriz e diretora Helena Varvaki, com serviços prestados ao teatro há mais de 30 anos, acostumou-se a estrear –o que não faz com que sinta aquele friozinho na barriga a cada novo trabalho. Agora, ela estreia numa nova seara, na qual, certamente, sentirá aquele mesmo frisson. Ela lança “Ator: um artesão de si mesmo”, livro no qual trata do seu ofício e para o qual ouviu cinco atrizes de responsa (e de diferentes gerações): Patrícia Pillar, Marjorie Estiano, Cristina Pereira, Claudia Ventura e Maria Esmeralda. A obra tem como fio condutor o texto “O artista e o artesão”, de Mário de Andrade (1893-1945), e sai pela Edições Cândido.

– Amo perguntas e algumas sempre me acompanham. Como posso contribuir para um pensamento sobre a atuação que seja construído por nós atores? Como o ator pode refletir sobre o vivido para dele apropriar-se e construir seu caminho de maneira criativa e autônoma?  Como a prática e a lida diárias podem se transformar em palavras capazes de mover esta mesma prática? – enumera Helena, para apresentar algumas das questões que a moveram a escrita do livro: – O desejo não é de dar respostas, mas de, através do diálogo com outras atrizes, provocar novas perguntas e fazer o pensamento desdobrar-se.

O lançamento é nesta quarta-feira (3 de agosto), às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Crédito da imagem: Joanna Correia

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo