Vidro, fio de sutura, cabelo e soro. Estes elementos marcaram o corpo, o rosto e a mente da atriz e diretora Bárbara Paz no grave acidente de carro que sofreu em 1992. Agora, ela revisita esse capítulo de sua história na exposição que mexe nas suas mais profundas feridas – e prova que todas estão muito bem cicatrizadas. “Auto-acusação” é a primeira mostra individual de Bárbara. A abertura aconteceu no último sábado (20) na Galeria Fonte, na Vila Madalena, Zona Oeste de São Paulo. Estiveram presentes no evento os jornalistas Miguel Barbieri e Jeff Ares, o empresário e RP Luiz Fernando Coutinho, a ex-modelo Betty Prado, entre outros nomes.
Bárbara cogitou fazer um livro ou um filme com a concepção da mostra, mas optou por organizar a exposição.
– Acabei fazendo a exposição porque dois anos atrás, se falasse de uma cicatriz, não definiria como uma marca externa, não é só essa fenda que vem dentro do que acontece com você. Todos nós temos em algum momento da vida essa quebra, esse rasgo, esse muro que mora dentro. E é sobre isso – contou a atriz.
A exibição relembra o medo, a dor e o trauma do terrível episódio, mas são encarados com coragem. Quadros em preto e branco, paredes cobertas com fotos em vinil, vídeo-artes protagonizados pela atriz e spot de pó de vidro compõem a mostra.
Crédito das imagens: divulgação