‘Um instante, maestro’

setembro 8, 2022

Nome fundamental da Tropicália, Rogério Duprat tem sua vida e legado analisados em livro pelo historiador Jonas Lana

Quando se fala na Tropicália, natural evocarmos grandes nomes como os de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Os Mutantes. Acontece que o movimento musical não teria parte de sua exuberância sonora não fosse por Rogério Duprat (1932-2006). O maestro, arranjador e compositor foi responsável pela criação de uma linguagem e estética sonoras no movimento tropicalista, surgido em fins dos anos 1960. Dois exemplos estão nos arranjos de “Alegria, alegria”, de Caetano, e “Domingo no parque”, de Gil. Este legado musical é analisado agora no livro “Rogério Duprat, arranjos de canção e a sonoplastia tropicalista” (7 Letras/Faperj), do historiador, músico e professor universitário do IFRJ e da Pós- Graduação em Música da UFRJ Jonas Lana. O lançamento é nesta quinta (08), a partir das 19h, na Livraria da Travessa de Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

– O livro se divide em duas partes. Na primeira, é possível ver a formação e a produção musical de Duprat, além de discursos biográficos que tomei como base e entrevistas que realizei com profissionais que trabalharam diretamente com ele, como produtores e técnicos de som, que contam sobre a rotina dos bastidores. A segunda parte analisa as produções dos grandes nomes do tropicalismo como Caetano, Gil, Tom Zé, Os Mutantes e Gal Costa – explica Lana ao NEW MAG.

A obra foi escrita originalmente como tese de doutorado e defendida em 2013. Nela, Lana conta sobre a trajetória de Duprat e une fatos históricos a análises  de antropologia. O autor também traz uma reflexão de como o tropicalismo influenciou de forma significativa as gerações futuras.

– Rogério Duprat foi importante em várias áreas, como o cinema, a TV e o rádio. Ele gostava de inserir mensagens cifradas e de entender como os arranjos se comunicam – arremata o professor.

 

O historiador, músico e professor universitário do IFRJ e da Pós-Graduação em Música da UFRJ Jonas Lana

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo