O preto era a cor predominante nos looks, e as longas madeixas balançavam ao vento – e ao som do metal. A descrição não se refere a um editorial de moda, mas a primeira noite do Rock in Rio. O festival, o maior realizado no país, dedicou a tarde e a noite da última sexta-feira (02 de setembro) ao rock mais pesado e ao heavy metal. E quem pensava que metaleiro não sorri, enganou-se. A alegria pela volta do evento era evidente – e contagiante.
Que o diga Charles Gama, vocalista do grupo mineiro Black Pantera. Ele e sua guitarra foram para a galera (mesmo), fazendo o público vibrar e tirar uma casquinha. A performance foi apenas uma dos muitos pontos altos da abertura, cuja atração principal foi o grupo Iron Maiden.
A programação do Palco Mundo, o principal do festival, foi aberta no fim da tarde com um encontro histórico entre o Sepultura, um dos mais importantes do heavy mundial, e a Orquestra Sinfônica Brasileira, sob a regência de Eduardo Pereira. Quem viu, presenciou um feito único na música.
A edição do festival traz este ano uma novidade: um musical. Se pensou em algo à la Broadway, se enganou. A proposta de “Uirapuru” é, como o nome entrega, brasileiríssima e conta com dois craques do gênero na direção: Charles Möeller e Claudio Botelho. As apresentações duram 25 minutos, e o resultado é impressionante.
Neste sábado (03), o rap e o hip hop vão mandar a letra na programação. E, claro, NEW MAG, voltará com mais informações. Por ora, deem uma olhada na galeria que preparamos.
Créditos das imagens: Ana Shiokawa, Fernando O Schlaeffer, Renan Olivetti ,Wesley Allan e reproduções (instagram)