Homenagem merecida

agosto 20, 2022

Zélia Duncan recebe no Rio de Janeiro mais alta comenda às mulheres ligadas à defesa da Cultura e da Democracia

A cantora e compositora Zélia Duncan pode acrescentar mais um epíteto ao seu honroso currículo: o de comendadora. A artista recebeu, no fim da tarde da última sexta-feira (19), em cerimônia na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a Medalha Chiquinha Gonzaga. A comenda é a mais alta dada a personalidades femininas reconhecidamente ligadas à defesa da Democracia, da Cultura e de causas humanitárias no âmbito da União, estados e municípios.

A mesa em torno da homenageada foi composta pelas cantoras Simone e Ana Costa, pelo cantor e compositor Paulinho Moska, pela atriz e ativista Bruna Linzmeyer e pela jornalista e empresária Helena Duncan, irmã da homenageada. A sessão foi comandada pela vereadora Monica Benício (PSOL), viúva da vereadora Marielle Franco (1979-2018) e responsável pelo pedido da láurea.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi quando Simone, trajando conjunto e xale na cor vermelha, homenageou Zélia cantando “Se todos fossem iguais a você”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, sendo acompanhada por Ana Costa e Moska.

– Viva a Cultura e viva a Democracia! – bradou Zélia antes de se deixar fotografar com lideranças ligadas às causas feministas e às conquistas LGBTQIA+.

Crédito da imagem: Patrícia Albuquerque

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo