Palmas para ela

agosto 19, 2022

Itala Nandi é homenageada no Festival de Gramado por sua projeção internacional

Itala Nandi tem com o cinema uma relação tão profícua quanto tem com nosso teatro. Em reconhecimento a essa dedicação, a querida atriz foi homenageada, na última quinta-feira (18), no Festival de Gramado. Ela recebeu o Prêmio Leonardo Machado, dado às personalidades brasileiras que ganharam o mundo.

No seu discurso de agradecimento, Itala lembrou da gênese do festival, iniciada em idos dos anos 1960 até sua realização em 1972, ano da sua primeira edição, e na qual a atriz compareceu:

– Esse festival fez de mim uma legalista. Eu consegui sair lá de Caxias do Sul e voar para o mundo. Eu penso que isso pode ser muito estimulante às novas gerações, que pensam assim: “Ah, eu tenho talento, mas nasci no fim do mundo”. Não tem importância.  É preciso sonhar, querer e acontecer, pois provavelmente vai dar certo.

Sim, Itala ganhou de fato o mundo através dos filmes nos quais atuou. “Pindorama”, de Arnaldo Jabor (1940-2022), foi exibido no Festival de Cannes em 1972. Já “Os deuses e os mortos” (1970), de Ruy Guerra, foi indicado ao Urso  de Ouro no Festival de Berlim. Seu filme mais recente, “Domingo” (2018), de Clara Linhart e Fellipe Barbosa, passou nos festivais de Veneza e no de Havana.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo