Gênio reverenciado

agosto 16, 2022

Centenário de José Saramago inspira evento, em São Paulo, que terá a viúva do escritor e grandes nomes da Cultura

Único autor da Língua Portuguesa contemplado com um Nobel, o português José Saramago (1922-2010) completaria 100 anos no dia 16 de novembro deste ano. E a data não passará em branco no Brasil, onde tem muitos admiradores. Saramago será celebrado no dia 25 deste mês, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, no evento “Saramago 100 anos: uma homenagem”, que contará com a participação de Pilar Del Rio, viúva do escritor, e  leituras de trechos de suas obras por grandes nomes como a atriz e cantora Zezé Motta e o escritor Milton Hatoum, sob a direção de Felipe Hirsch.

O evento é realizado em parceria pela Companhia das Letras, editora do autor no Brasil, e pelo Sesc com apoio da Fundação José Saramago. O encontro contará também com falas do editor Luiz Schwarcz e de Danilo Santos de Miranda, do Sesc, e integra uma série de homenagens que a Cia das Letras prepara para celebrar o centenário do escritor.

Nascido em uma família de camponeses do Ribatejo, em Portugal, Saramago exerceu profissões como desenhista e jornalista antes de se dedicar somente à literatura. É autor de obras-primas como “O evangelho segundo Jesus Cristo” e “Ensaio sobre a cegueira”, entre outros títulos.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo