Único autor da Língua Portuguesa contemplado com um Nobel, o português José Saramago (1922-2010) completaria 100 anos no dia 16 de novembro deste ano. E a data não passará em branco no Brasil, onde tem muitos admiradores. Saramago será celebrado no dia 25 deste mês, no Sesc Pinheiros, em São Paulo, no evento “Saramago 100 anos: uma homenagem”, que contará com a participação de Pilar Del Rio, viúva do escritor, e leituras de trechos de suas obras por grandes nomes como a atriz e cantora Zezé Motta e o escritor Milton Hatoum, sob a direção de Felipe Hirsch.
O evento é realizado em parceria pela Companhia das Letras, editora do autor no Brasil, e pelo Sesc com apoio da Fundação José Saramago. O encontro contará também com falas do editor Luiz Schwarcz e de Danilo Santos de Miranda, do Sesc, e integra uma série de homenagens que a Cia das Letras prepara para celebrar o centenário do escritor.
Nascido em uma família de camponeses do Ribatejo, em Portugal, Saramago exerceu profissões como desenhista e jornalista antes de se dedicar somente à literatura. É autor de obras-primas como “O evangelho segundo Jesus Cristo” e “Ensaio sobre a cegueira”, entre outros títulos.