Famosa por seus inúmeros papéis no cinema, entre eles nos filmes “Beleza americana” e na série “American pie”, a atriz norte-americana Mena Suvari sofreu sucessivos abusos sexuais e verbais de um ex-namorado, um engenheiro de iluminação cuja identidade prefere preservar. As revelações foram feitas em entrevista ao jornal The Guardian.
Ela contou que tinha apenas 17 anos quando se envolveu com o sujeito e que, durante o tempo que passaram juntos, ele a manipulou para fazer sexo a três com outras mulheres e a obrigou a utilizar brinquedos sexuais “desconfortáveis”.
– Eu não estava sendo amada, eu era apenas um corpo, um receptáculo para seus desejos – contou a atriz, afirmando que só percebeu que havia sido explorada pelo ex-parceiro anos depois, quando esbarrou com uma das mulheres com quem havia mantido relações sexuais.
– Eu disse: “Quero que você saiba que nunca quis fazer nenhuma daquelas coisas”. Ela ficou surpresa e disse: “Ah, ele me disse que você queria fazer isso” – relembra Mena aterrorizada: –Foi uma grande revelação para mim, como eu estava sendo manipulada e não tinha ideia. As circunstâncias foram criadas para mim, e eu fui engolida por isso.
Em outra parte da entrevista, Mena revela que precisou de atendimento médico por causa de violentas relações anais a que era submetida constantemente. As experiências traumáticas deixaram sequelas que ainda hoje, aos 43 anos, a impossibilitam lidar de forma natural com o sexo.
– Não me deram a escolha ou permissão para fazer isso, e foi isso que foi tão destrutivo para mim – revela Mena, enquanto tenta organizar seus pensamentos: – É uma coisa muito confusa quando você sofre abuso sexual, porque parte disso é satisfatório, mas a outra parte é um pesadelo absoluto, então você fica confuso, não sabe o que é certo.
Essa não é o primeiro caso de violência sexual contra a atriz. Em seu livro de memórias, “The great peace” (“A melhor fatia”, numa tradução livre), publicado em 2021, Mena revela que começou a se envolver com o abuso de substâncias depois de ser brutalmente “estuprada pelo amigo de seu irmão” quando tinha apenas 12 anos.
Ao rever seu passado, ela lamenta o fato de que nunca teve a oportunidade de se descobrir sexualmente, e que não consegue imaginar como seria ter “namorado durante todo o ensino médio e depois decidido consensualmente perder a virgindade um com o outro”.
– Isso soa tão bonito, mas tudo foi perdido para mim – lamenta a atriz.
A paz só veio depois de Mena se casar secretamente, em 2018, com Michael Hope, pai de seu primeiro filho, Christopher Alexander Hope, nascido no ano passado.
Crédito da imagem: reprodução