A atriz e diretora Helena Varvaki, com serviços prestados ao teatro há mais de 30 anos, acostumou-se a estrear –o que não faz com que sinta aquele friozinho na barriga a cada novo trabalho. Agora, ela estreia numa nova seara, na qual, certamente, sentirá aquele mesmo frisson. Ela lança “Ator: um artesão de si mesmo”, livro no qual trata do seu ofício e para o qual ouviu cinco atrizes de responsa (e de diferentes gerações): Patrícia Pillar, Marjorie Estiano, Cristina Pereira, Claudia Ventura e Maria Esmeralda. A obra tem como fio condutor o texto “O artista e o artesão”, de Mário de Andrade (1893-1945), e sai pela Edições Cândido.
– Amo perguntas e algumas sempre me acompanham. Como posso contribuir para um pensamento sobre a atuação que seja construído por nós atores? Como o ator pode refletir sobre o vivido para dele apropriar-se e construir seu caminho de maneira criativa e autônoma? Como a prática e a lida diárias podem se transformar em palavras capazes de mover esta mesma prática? – enumera Helena, para apresentar algumas das questões que a moveram a escrita do livro: – O desejo não é de dar respostas, mas de, através do diálogo com outras atrizes, provocar novas perguntas e fazer o pensamento desdobrar-se.
O lançamento é nesta quarta-feira (3 de agosto), às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Crédito da imagem: Joanna Correia