Referência ancestral

julho 27, 2022

O premiado Zanini de Zanine expõe no Rio peças em que enaltece a influência africana na nossa arte

O designer Zanini de Zanine coleciona, aos 44 anos, prêmios – vários deles internacionais – de causar inveja a muito veterano por aí. Ele também é a prova de que quem sai aos seus não degenera. Filho de José Zanine Caldas (1919-2001), gênio da nossa arquitetura, Zanini seguiu os passos do pai e é hoje não somente um dos melhores designers da sua geração como é um dos mais respeitados do país – e do mundo. Um exemplo está no fato de ele já ter sido escolhido pela revista inglesa Wallpaper um dos 100 principais profissionais mundiais do design.

Pois esse grande profissional volta a expor no Rio suas mais novas criações. No caso, são quatro cadeiras de inspiração africana que ganharam, duas delas, nomes de nações (Benim e Togo) e as outras, os nomes de Xangô e Oxossi, orixás da Justiça e das Matas, respectivamente.  As peças estarão expostas a partir de sexta-feira (29), na Gozto, a galeria voltada exclusivamente para o design, aberta por Sergio Zobaran no Largo do Boticário, Cosme Velho, Zona Sul do Rio de Janeiro, justo onde funcionou o ateliê do grande pintor e fotógrafo Augusto Rodrigues (1913-1993). As visitas acontecem com hora marcada.

As cadeiras são de madeira maciça e seguem os protocolos estabelecidos pela Legislação Ambiental. A matéria-prima utilizada nas peças é oriunda da Cooperativa Mista da Flona do Tapajós – Coomflona do Tapajós, em Santarém, Pará, região Norte do país. Naquela cooperativa, a madeira é extraída de forma sustentável, seguindo regras de proteção estabelecidas e fiscalizadas pelo Ibama.

E o resultado vai além do mero mobiliário ou do utilitário doméstico. São quatro esculturas em que misturam-se traços étnicos às linhas arrojadas e modernas. E não seria diferente em se tratando de Zanini de Zanine. Afinal, como reza o ditado, quem sai aos seus não degenera.

A cadeira Benim é uma das peças assinadas por Zanini para a mostra na Gozto

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo