O líder indígena, ambientalista, filósofo, poeta e escritor Ailton Krenak é, sem dúvida, uma das mais importantes vozes da atualidade quando o assunto é meio ambiente e direitos humanos. Não à toa, ele foi aplaudido de pé ao chegar à Marina da Glória, no Centro do Rio de Janeiro, no último sábado (16), para falar sobre a Aliança dos Povos da Floresta durante o Glocal Experience.
O líder indígena disse que fomos negligentes com relação aos compromissos da Rio 92.
– Deveríamos estar aqui exibindo um painel de conquistas, e a mais importante delas seria que nossas crianças não estivessem ameaçadas pelo futuro – lamentou Krenak, completando em seguida: – A Terra pode decidir nos incluir na lista de espécies em extinção.
Quando questionou a plateia sobre quem aceitaria se mudar para um novo planeta como Marte, e pediu para que levantasse a mão os que topariam o desafio, ninguém se manifestou. Krenak terminou a manhã lembrando a canção que diz “o melhor lugar do mundo é aqui e agora”.
Krenak também aproveitou a ocasião para prestigiar a filósofa Djamila Ribeiro e a escritora e doutoranda em causas feministas Carla Akotirene, que falaram sobre o papel das lideranças femininas no desafio do desenvolvimento sustentável. Quem também estava presente foi o artista plástico Ernesto Neto.
Crédito das imagens: Marcos André Pinto