Gênio em imagens

julho 11, 2022

Fotobiografia revela o lado humano de José Saramago no ano em que o escritor completaria 100 anos

Único autor da Língua Portuguesa contemplado com o Prêmio Nobel, José Saramago (1922-2010) completaria 100 anos em novembro. E as comemorações começam este mês com o lançamento de “Saramago: os seus nomes – um álbum biográfico”, organizado pelo editor argentino Alejando García Schnetzer e pelo jornalista brasileiro Ricardo Viel. A obra, sem precedentes em se tratando de Saramago, traz ainda texto assinado por Antonio Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), e chega às livrarias pela Companhia das Letras.

“É importante continuar a revisitar a consciência ética presente na obra de José Saramago. Essa consciência mantém, hoje, a sua acuidade, tanto na condenação da exclusão e das desigualdades como na importante mensagem sobre a necessidade de ‘reivindicarmos o dever’ de defender e fazer cumprir os direitos que a todos e cada um são conferidos – destaca Guterres na obra, dividida em quatro seções: espaços/lugares, leituras/sentidos, escritas/criações e laços/pessoas.

O lançamento acontece nesta terça-feira (12), em São Paulo, num bate-papo com os autores mediado por Joselia Aguiar, a partir das 19h, na Livraria Megafauna, no Edifício Copan.

Posts recentes

Derradeira primavera

Missa pelo sétimo dia da morte de Nana Caymmi será celebrada em igreja próxima a onde viveu Dorival Caymmi, pai da cantora

‘Sinto muito orgulho’

Maria Frering lança coleção inspirada por Judy Chicago, celebra o consumo consiente e revela planos de expandir sua marca no país

Inclusão e transformação

Instituto Yduqs une-se ao Prêmio Sim à Igualdade Racial e é confirmado como patrocinador da nova edição do evento