Atual como nunca

julho 5, 2022

“O Balcão”, de Jean Genet, tem sua primeira montagem profissional no Rio, 59 anos após a mítica encenação em São Paulo

Escrita em 1956, “O Balcão” é certamente a peça mais provocativa do francês Jean Genet (1910-1986). Era muito comum espectadores ficarem incomodados e levantarem-se durante as sessões realizadas mundo afora. Pois essa peça terá finalmente sua primeira montagem profissional no Rio de Janeiro. E volta a ser encenada no país 59 anos após sua estreia em São Paulo, em montagem cujo elenco trazia a diva  Ruth Escobar (1935-2017) e direção de Victor Garcia (1934-1982).

A nova montagem tem direção de Renato Carrera e traz dez talentos do teatro contemporâneo como Alexandre Barros, Carmen Frenzel, José Karini e Yumo Apurinã, entre outros. Juntos, eles convidam os expectadores a uma reflexão acerca da sociedade contemporânea, com foco nas questões de representação, aparência e imagem. A estreia está prevista para quinta-feira (07) no Sesc Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro.

As pesquisas para a montagem começaram em 2019. Dois anos depois, “Por Detrás de O Balcão”, versão remota do espetáculo rendeu a Yumo Apurinã a indicação como Ator Jovem Talento ao Prêmio APTR de Ator. Agora, o diretor segue com a montagem presencial do texto.

A história se passa numa casa de prostituição onde os homens assumem suas fantasias a partir de estranhos e perversos jogos sexuais, encarnando as principais instituições de poder: a Igreja, a Justiça, a Força Militar e a Polícia. Enquanto isso, uma rebelião popular acontece nas ruas, ameaçando a estabilidade social.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo