‘Que a gente continue a ter o Ministério da Cultura’

outubro 15, 2026

Laila Garin consolida seu nome entre os das grandes estrelas de musicais em espetáculo sobre Edith Piaf

O Brasil é um país profícuo em grandes cantrizes. Bibi Ferreira (1922-2019) e Marília Pêra (1943-2015) foram mais que pioneiras: molas propulsoras para consolidar os musicais no país. E, a partir disso, o gênero nos deu cantrizes de excelência como Totia Meireles, Claudia Netto e Alessandra Maestrini. Uma cantriz revelada em 2013 tem um raro dom. Ela não somente é capaz de emocionar o público – no perfeito equilíbrio entre canto, interpretação e composição corporal – como é capaz de provocar aquele arrebatamento que raros artistas têm. A cantriz em questão é Laila Garin. E ela mostra, mais uma vez, seu poder de fogo ao personificar o papel-título de “Piaf – Não me arrependo”, em cartaz no Teatro Riachuelo, Centro do Rio de Janeiro.

Laila foi alçada ao estrelado em “Elis, a musical”, em que personificou com maestria aquela que foi uma das mais importantes cantoras brasileiras. Seu desafio agora é o de dar vida à grande dama da canção francesa: Edith Piaf (1915-1963). E pelas ovações ao fim do primeiro e do segundo atos, encerrados, respectivamente, com “Hymne à l’amour” e por “Non, je ne regrette rien”, o resultado é o da perfeição.

Idealizado e dirigido por Sérgio Módena, o musical elenca momentos-chave da vida de Piaf numa dramaturgia muito bem costurada por Newton Moreno (de “As centenárias”) e Alessandro Toller. Piaf (Laila) surge inicialmente como narradora da própria história e vai, aos poucos, inserindo-se na narrativa a partir do momento em que, cantando nas ruas para sobreviver, é descoberta por Loius Leplée (Bernardo Berro). No cabaré do empresário, começa a escalada que a levaria a ser uma das artistas mais importantes da Europa do pós-Guerra.

Piaf canta para os franceses presos pelo Nazismo

A vida de Piaf não foi moleza. O mito consolidou-se em meio aos destroços provocados por perdas devastadoras, como a da filha recém-nascida e daquele que foi seu grande amor – o pugilista Marcel Cerdan (Patrick Amstalden), e por seu envelhecimento precoce provocado pelo vício em morfina, usada para aplacar suas fortes dores, sequelas de um acidente de automóvel em virtude de seu então motorista – o futuro cantor Charles Aznavour – ter atendido ao pedido para dirigir em alta velocidade.

As lutas e os lutos da estrela estão ali. E a pessoa humana também. “Há mulheres que geram filhos. Eu gerei cantores”, constata Piaf (Laila) ao referir-se a outro astro da música por ela treinado: Jacques Brell, com quem também teve um affair. E o texto usa de licenças para mostrar o lado humano da estrela. “La vie en rose” é a trilha para a cena em que Piaf vai cantar para os franceses presos na Alemanha durante a II Guerra.

Piaf e seu grande amor: Marcel Cerdan, interpretado por Patrick Amstalden

“O teatro e as baratas não vão acabar nunca”. A frase é proferida por Piaf em dois momentos do espetáculo. O primeiro deles é diante do espanto pela escalada nazista pela Europa. E o segundo é quando a cantora, já com a saúde debilitada, canta para tirar o Olympia da bancarrota. A 10 dias do segundo turno das eleições, os dois momentos foram fortemente aplaudidos, da mesma forma em que, nos agradecimentos, ao saudar o Ministério da Cultura e a Lei Rouanet, uma Laila já despida da personagem ponderou: “Que a gente continue a ter o Ministério da Cultura”.

Como reza aquela canção de Alceu Valença, “tomara, meu Deus, tomara”. E que bom que temos um musical do porte de “Piaf – não me arrependo” em cartaz no Rio de Janeiro. Que bom que temos uma superprodução, cuidadosamente preparada pela Aventura e muito bem dirigida por Módena e por Claudia Elizeu, diretora musical do espetáculo.

Sim, o Brasil é um país profícuo em grandes cantrizes. E Laila Garin figura e fulgura entre as mais preparadas delas. Uma discípula que não deve em nada àquelas que a precederam. O teatro não vai acabar. E, com Piaf, Laila consolida-se no panteão onde reinam Bibi Ferreira e Marília Pêra.

Créditos: Christovam de Chevalier (texto) e Caio Gallucci (imagens)

Laila brilha em diferentes momentos como na cena em que Piaf inicia a escalada rumo ao estrelato

 

Posts recentes

Adesão de talentos

Simone e Djavan vão participar de ato pela democracia convocado por Caetano Veloso no Rio de Janeiro

Libelo pelo direito de existir

Personalidades prestigiam “A cor púrpura”, que volta aos palcos para celebrar os 40 anos do filme que o inspirou