O Grande Prêmio Brasil, que começa nesta sexta-feira (24), no Jockey Club do Rio de Janeiro, vai revelar ao público o dia a dia dos profissionais que trabalham nas vilas hípicas da Gávea. O fotógrafo sueco Christian Odevall realizará uma exposição com 15 registros sobre a rotina dos que cuidam dos cavalos no Jockey Club da Gávea, na Zona Sul do Rio. A mostra acontece dentro da nonagésima edição do GP Brasil, que se estende até domingo (27).
Odevall esteve pela primeira vez no Brasil em 1970, quando ainda era estudante de engenharia, como conta ao NEW MAG.
– Gostei muito do país e voltei em 1973, quando conheci uma moça jovem, bonita e inteligente. Hoje ela ainda está muito bonita e inteligente, mas não mais jovem – brinca o fotógrafo ao se referir à esposa carioca, com quem mantém um casamento há 49 anos.
Aposentado há 8 anos, Christian passou a se dedicar exclusivamente à fotografia, arte pela qual já era apaixonado desde os 9 anos, quando ganhou sua primeira câmera. Mas foi somente em 2017 que ele tomou conhecimento das vilas hípicas e quis registrá-las.
– Fiquei encantado, parecia estar em uma cidade do interior – relembra, observando que a maioria das fotos feitas no JCB se preocupam apenas em registrar o glamour das corridas de cavalos: – Esse trabalho que fotografei é extremamente importante para o funcionamento do local e mostra um lado do Jockey que poucas pessoas conhecem.
Todas as fotografias que compõem a mostra fazem parte do livro “Backstage”, lançado este ano no Brasil e que estará à venda no evento.
Além da exposição fotográfica e das corridas de cavalos, o público também poderá curtir uma extensa programação para toda a família, com lounges, restaurantes, cervejarias e foodtrucks.