A cidade de Búzios, na Região dos Lagos fluminense, volta a receber, este mês, o Búzios Cine Festival. O evento, na sua 26ª edição, levará ao município 21 produções – a maioria inédita –, entre longas e curtas que serão assistidos, de 23 a 26 de junho, em três diferentes locais: o Gran Cine Bardot e as praças Santos Dumont e Cem Braças. O filme escolhido para abrir o festival, no dia 23, é o longa “O próximo passo”, de Cédric Klapisch, o mais assistido na França na semana em que estreou.
E uma constelação de artistas vai estar na cidade em razão do evento. As atrizes Isabelle Drumond e Zezé Polessa vão promover o longa inédito “Minha família perfeita”, de Felipe Jofilly. A comédia, produzida pela Total Entertainment, será exibida no Gran Cine Bardot na sexta-feira (24), às 19h. Outra presença certa é a do ator e diretor Lázaro Ramos, cujo elogiado “Medida provisória” será exibido no sábado (25) na Praça Santos Dumont. Os ingressos podem ser retirados meia hora antes do início de cada sessão.
– É um prazer, após esses dois anos de pandemia, poder voltar a proporcionar a Búzios, seus moradores e visitantes, uma atmosfera cinematográfica como a cidade merece – comemora Mario José Paz, diretor do festival juntamente com Vilma Lustosa, que chama atenção, por sua vez, para a qualidade das produções selecionadas: – São produções de qualidade e diversidade, de realizadores e talentos tão importantes para a cultura em geral. Como diz nosso slogan, “cinema é a nossa praia”.
Entre as estreias estrangeiras, destacam-se “O bom patrão”, de Fernando León de Aranoa e estrelado por Javier Bardem, e o argentino “Las Siamesas”, de Paula Hernandez e Valeria Lois, ambas vencedoras do prêmio da Associação de Críticos da Argentina. Já a criançada também terá vez na programação. “Encanto”, da Disney, e “Meu Amigãozão”, uma animação brasileira da O2Play, estão entre as atrações na Praça Santos Dumont.
O Búzios Cine Festival é uma realização do CIMA, do Gran Cine Bardot e da FUNARJ – Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro e conta com apoio Institucional da Prefeitura de Búzios e da sua Secretaria de Turismo.
Crédito da imagem: Dilson Silva