Que tal um samba? A proposta é feita simplesmente por um dos maiores nomes da nossa música: Chico Buarque, que, nesta sexta-feira (17) – dois dias antes de completar 78 anos – lança “Que tal um samba?”, sua nova música. O single é o nome escolhido para sua nova turnê que começa em setembro, por João Pessoa (PB), e que passará por 11 cidades, chegando ao Rio e a São Paulo em janeiro e março, respectivamente.
Chico terá no palco a companhia de Monica Salmaso, cantora que já dedicou a parte de seu cancioneiro dois álbuns ( “Noites de gala, samba na rua”, que rendeu também um registro ao vivo) e que brilhou (e não poderia ser diferente) no documentário “Chico, artista brasileiro” (2015), de Miguel Farias Jr. A cantora estará presente em todos os shows e sua participação será através de duetos e também em solos. O repertório ainda está sendo definido pelo artista e o mesmo vale para os números de Salmaso.
Com a turnê, Chico terá pela primeira vez um cenário assinado pela artista visual e diretora Daniela Thomas. Desde 1994, quando excursiona com “Paratodos”, dois dos seus cenários foram criador por Gringo Cardia (“Paratodos” e “As cidades”) e, a partir da turnê de “Carioca”, seguida por “Chico” e por “Caravanas”, seus três últimos shows, os cenários couberam a Hélio Eichbauer, que faleceu em julho de 2018. Daniela tem vasta colaboração para montagens teatrais e, na música, já assinou cenários para shows de Maria Bethânia (“Tempo, tempo, tempo, tempo”) e para espetáculos de ópera.
A iluminação será desenhada por Maneco Quinderé, e os figurinos, por Cao Albuquerque. A direção musical e os arranjos estarão a cargo de Luiz Claudio Ramos, que acompanha o artista desde a turnê de “Francisco”, que marcou a volta de Chico aos palcos depois de longo jejum, e produtor musical de seus álbuns a partir de “Chico Buarque”, lançado em 1989.