Páginas da vida

junho 27, 2026

Gustavo Tutuca relata em livro experiências de quando chefiou a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro

O ano era de 2020. As restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19 afetara aeroportos, rodoviárias e o setor hoteleiro. Gustavo Reis Ferreira tinha 41 anos. Gustavo Tutuca, como é conhecido no meio político, fora convidado a desempenhar uma verdadeira tarefa hercúlea: assumir a Secretaria de Turismo do estado do Rio de Janeiro.  E lá foi ele iniciar uma gestão que, com dedicação e paciência, ajudou a devolver ao estado fluminense uma de suas principais vocações: a de destino turístico.

Os percalços surgidos e os obstáculos vencidos não foram poucos. E suscitaram experiências e aprendizados compartilhados agora em livro. Eles estão reunidos em “Turismo: da retomada ao recorde – O maior desafio da minha vida pública”, com que o deputado estadual faz sua estreia no segmento literário. A edição será lançada na terça (30), na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.

O livro reúne memórias e relatos, escritos na primeira pessoa, relacionados à sua rotina na pasta e sobre os bastidores de medidas e ações ligados ao setor. A edição traz também dados que apontam para a retomada do turismo no estado e sua escalada ao longo dos quatro anos seguintes ao primeiro ano da pandemia.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Tempo ao tempo

Nomes das artes prestigiam abertura da mostra que celebra os 50 anos de carreira da galerista Nara Roesler