Modernos e contemporâneos

junho 11, 2022

Aída Boal terá algumas de suas peças expostas em mostra conjunta com mais 24 nomes do design brasileiro na Bahia

As peças de 25 importantes designers brasileiros estão reunidas na exposição “Do Moderno ao Contemporâneo”, que começa neste sábado (11), em Trancoso, na Bahia.

Um dos nomes de maior destaque na mostra é o da premiadíssima arquiteta, designer, artista plástica e escultora Aída Boal (1930-2016), irmã do dramaturgo Augusto Boal (1931-2009). Famosa por seus vários projetos arquitetônicos, como o portal do Maracanã, com suas esculturas gigantes de atletas e os cinco círculos olímpicos que representam os cinco continentes, e a restauração do Convento do Carmo, na Praça XV, Centro do Rio, Aída, com o tempo, passou a se dedicar mais a projetar e executar móveis, sempre com a preocupação de aliar a harmonia das formas com o conforto. E o resultado desse trabalho se traduz em peças com elegância e conforto únicos.

Também se inserem no grupo dos “modernos”, outros nomes, como Joaquim Tenreiro, José Zanine Caldas, Jorge Zalszupin, Sérgio Rodrigues e Willy Guhl. Já no hall dos “contemporâneos”, nomes como Alander Espécie, Alê Jordão, Carol Gay, Guto Índio da Costa, Guilherme Sass e Léo Capote são alguns dos escolhidos.

A seleção foi feita pela MeMo, considerada uma das principais galerias de design do Brasil, e a curadoria ficou por conta de Alberto Vicente e Marcelo Vasconcellos, da Galeria Mercado Moderno, no Rio de Janeiro.

A exposição acontece até o dia 17 de setembro na Galeria Hugo França.

Posts recentes

Artes unidas

Diretores Amir Haddad e Bia Lessa encontram-se com o ator Antonio Nóbrega e Tia Surica em novo projeto cultural

Data querida

Cacau Hygino festeja aniversário cercado pelos amigos em jantar surpresa no Rio de Janeiro

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber