Miriam Mehler e Suely Franco, duas de nossas grandes atrizes, serão homenageadas na 16ª edição do Prêmio APTR de Teatro, promovido pela Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro. A cerimônia, que tradicionalmente tem um homenageado por edição, inova este ano e terá quatro artistas reverenciados. Além das duas atrizes, também serão festejados os atores Antonio Pedro e Emiliano Queiroz. A premiação volta este ano a ser presencial e acontece na segunda-feira (06), às 20h, no Teatro Claro Rio, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, com transmissão simultânea pelo canal da APTR no YouTube.
– Num país onde as pessoas se esquecem das coisas rapidamente, é mais que primordial, é urgente homenagearmos esses nomes que são de suma importância para a nossa Cultura. Temos muitas grandes damas no teatro, assim como grandes atores e é vital homenageá-los – explica o produtor e presidente da APTR, Eduardo Barata, que assina pela primeira vez a direção da cerimônia de premiação.
A edição deste ano conta com 15 categorias sendo que doze delas foram escolhidas pelo júri e vão contemplar espetáculos inéditos, apresentados de forma remota (o prêmio é referente ao ano passado) em todo o território nacional. Três das categorias foram escolhidas pelos membros da comissão do prêmio. Uma delas é a Categoria Especial, que será dada à atriz Ana Beatriz Nogueira pelo projeto Teatro sem Bolso, criado na pandemia.
O espetáculo “Em nome da mãe”, de Suzana Nascimento e dirigido por Miwa Yanagizawa, é o espetáculo com o maior número de indicações: sete ao todo. Direção, Cenografia, Figurino e Atriz em Papel Protagonista são algumas delas. O segundo espetáculo com mais indicações (seis ao todo) é “Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias”, de Matéi Visniec com direção de Fernando Philbert.