Aplausos merecidos

junho 4, 2022

Miriam Mehler e Suely Franco serão homenageadas na 16ª edição do Prêmio APTR de Teatro, que volta a acontecer de forma presencial

Miriam Mehler e Suely Franco, duas de nossas grandes atrizes, serão homenageadas na 16ª edição do Prêmio APTR de Teatro, promovido pela Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro. A cerimônia, que tradicionalmente tem um homenageado por edição, inova este ano e terá quatro artistas reverenciados. Além das duas atrizes, também serão festejados os atores Antonio Pedro e Emiliano Queiroz. A premiação volta este ano a ser presencial e acontece na segunda-feira (06), às 20h, no Teatro Claro Rio, em Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, com transmissão simultânea pelo canal da APTR no YouTube.

– Num país onde as pessoas se esquecem das coisas rapidamente, é mais que primordial, é urgente homenagearmos esses nomes que são de suma importância para a nossa Cultura. Temos muitas grandes damas no teatro, assim como grandes atores e é vital homenageá-los – explica o produtor e presidente da APTR, Eduardo Barata, que assina pela primeira vez a direção da cerimônia de premiação.

A edição deste ano conta com 15 categorias sendo que doze delas foram escolhidas pelo júri e vão contemplar espetáculos inéditos, apresentados de forma remota (o prêmio é referente ao ano passado) em todo o território nacional. Três das categorias foram escolhidas pelos membros da comissão do prêmio. Uma delas é a Categoria Especial, que será dada à atriz Ana Beatriz Nogueira pelo projeto Teatro sem Bolso, criado na pandemia.

O espetáculo “Em nome da mãe”, de Suzana Nascimento e dirigido por Miwa Yanagizawa, é o espetáculo com o maior número de indicações: sete ao todo. Direção, Cenografia, Figurino e Atriz em Papel Protagonista são algumas delas. O segundo espetáculo com mais indicações (seis ao todo) é “Cuidado com as velhinhas carentes e solitárias”, de Matéi Visniec com direção de Fernando Philbert.

Posts recentes

Sintonia fina

Paulinho Müller reúne amigos em confraternização antecipada (pero no mucho) de fim de ano

Momento lindo (no palco)

Roberto Carlos brilha em especial de fim de ano cuja gravação primou pelas falhas logísticas e de produção