Nobre compositor

junho 3, 2022

Treze temas musicais compostos por Dom Pedro I serão reunidos pela primeira vez em CD

Príncipe regente e primeiro imperador do Brasil, Dom Pedro I (1798-1834) era também compositor. Treze de suas obras estarão reunidas pela primeira vez num CD. O álbum estará encartado no livro “Liberdade ou morte”, que trará ensaios escritos por sete autores coordenados pela historiadora Mary Del Priori, que assina também um dos textos. A edição sairá pela Batel em parceria com o Instituto Cravo Albin e tem previsão de lançamento para agosto, abrindo as comemorações pelo bicentenário da independência do país, ocorrida em setembro de 1822.

Quase todos os temas foram gravados pela primeira vez, como o que Dom Pedro compôs para a imperatriz Leopoldina (1797-1826), gravado agora pela cravista Rosana Lancellotti.

Uma das raridades resgatadas é uma gravação do “Credo”. O tema, dividido por seis movimentos cantados em latim, foi gravado em 1970 pela Orquestra Sinfônica da Rádio MEC e pelo coro do Theatro Municipal, regidos pelo maestro Henrique Morelenbaum com supervisão do também maestro Marlos Nobre. Outra faixa rara traz a gravação do “Hino da Independência do Brasil” realizada, em 1968, pelo governo do estado de São Paulo, sob a regência de João de Sousa Lima (1898-1982).

– Pouco se fala sobre o Dom Pedro compositor e, quando isso acontece, geralmente só é lembrado o Hino da Independência. Nosso intuito é o de mostrar que ele deixou uma obra erudita de grande qualidade, aluno que era do padre José Maurício Nunes Garcia – comenta com NEW MAG Ricardo Cravo Albin, um dos responsáveis pela iniciativa.

Posts recentes

Sintonia fina

Paulinho Müller reúne amigos em confraternização antecipada (pero no mucho) de fim de ano

Momento lindo (no palco)

Roberto Carlos brilha em especial de fim de ano cuja gravação primou pelas falhas logísticas e de produção