Bravo, bravíssimo

junho 1, 2022

O Rio de Janeiro ganha a Orquestra Rio Villarmônica, fruto da união entre a produtora Isabel Zagury e os maestros Tobias Volkmann e Mario Barcelos

O Rio de Janeiro ganha, este mês, uma nova orquestra. A Rio Villarmônica une os maestros Tobias Volkmann e Mario Barcelos à produtora cultural Isabel Zagury. O primeiro concerto será no dia 11 de Junho, na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, e terá no repertório obras de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e Mozart. O curioso é que a ideia para o projeto surgiu, no melhor estilo carioca, à mesa de um bar. O assunto tinha tudo para não ir adiante, mas a trinca arregaçou as mangas e deu tratos à bola – à partitura, melhor dizendo.

– São duas amizades recentes que se revelaram uma parceria perfeita para a realização de um sonho pessoal, que venho alimentando há algum tempo – comemora Volkmann, diretor artístico do projeto, chamando atenção para o momento em que a orquestra surge: – Um sopro de vida e renovação na cena cultural após o processo doloroso dos últimos anos.

O entusiasmo pela iniciativa é compartilhado por Isabel Zagury, diretora de produção da orquestra:

– Sempre fui produtora, nunca idealizadora. Sempre fui ferramenta e, poucas vezes, tive a oportunidade de dar a minha opinião sobre a parte artística.

A peça escolhida de Villa-Lobos para o concerto de estreia é a “Bachiana nº 9”, uma das “Bachianas Brasileiras”. De Mozart, serão apresentados “O concerto para clarineta” e a “Sinfônica nº 40”. E a escolha de duas obras do mestre austríaco tem uma razão especial. O dia em que resolveram criar a orquestra, no tal bar de Copacabana, era 27 de janeiro, aniversário do compositor. O maestro Mario Barcelos, diretor-geral da Rio Villarmônica, reforça a escolha pelos dois autores:

– Quando pensamos e criamos a Villarmônica queríamos trabalhar, criar, fazer. Nossos concertos serão sempre o fruto do nosso trabalho e da nossa paixão.

E, por falar em paixão, que ela perdure por muito tempo!

Crédito da imagem: Marcos Martinez.

Posts recentes

Sintonia fina

Paulinho Müller reúne amigos em confraternização antecipada (pero no mucho) de fim de ano

Momento lindo (no palco)

Roberto Carlos brilha em especial de fim de ano cuja gravação primou pelas falhas logísticas e de produção