- O poeta e letrista Jorge Salomão, morto em março de 2020, será um dos homenageados na Festa Literária de Santa Teresa (Flist), que acontece neste fim de semana (14 e 15 de maio), no bucólico bairro na zona central do Rio de Janeiro. O escritor terá seu legado celebrado na Casa Igba, que participa este ano pela primeira vez do evento literário.
Uma das atrações é a reedição do sarau poético-musical “Tridimensional+”, que uniu entre 2017 e 2019, Salomão à cantora Patrícia Mellodi e ao poeta e jornalista Christovam de Chevalier. No sábado (14), Mellodi, Chevalier e o violonista Edson Barbosa vão celebrar, a partir das 19h, o legado poético-musical do homenageado, tendo como convidadas as cantoras Crikka Amorim e Júlia Borges e as poetas Alice Monteiro e Flávia Souza Lima. O repertório musical trará sucessos letrados pelo artista como “Noite”, “Pseudo-blues” (ambas com Nico Rezende e gravadas, respectivamente, por Zizi Possi e Marina Lima) e “Sudoeste” (com Adriana Calcanhotto), além de canções que celebram o poeta como “Jeca total”, de Gilberto Gil.
No domingo (15), a programação começa às 10h e abarca também o público infantil. Algumas das canções do poeta serão apresentadas por violinistas mirins no sarau “Poética”, coordenado pela professora Chiara Pinnola. Em seguida, a arte-educadora Helena Jacobina fará leitura do livro “Qual a sua graça”, de Eloá Jacobina. Os trabalhos serão encerrados com apresentação musical do grupo Quintal Acidental.
A Flist tem como principal homenageado o escritor Daniel Munduruku e estende as láureas a Darcy Ribeiro (1922-1997), Dias Gomes (1922-1999) e a José Saramago (1922-2010).