Uma rainha não perde a majestade. E o legado de Rita Lee (1947-2023) jamais será esquecido. Prova disso é que quatro de seus clássicos ganharam releituras nas vozes de artistas de diferentes gerações, todos devotos de Santa Rita de Sampa. São nomes como Iza, Criolo, Duda Beat e Roberto Frejat, entre outros, participam do EP “Revisita Rita”. O projeto chega nesta sexta-feira (18) às plataformas digitais.
Iza foi de “Ovelha negra”; “Flagra” foi cantada por Criolo. Já Duda Beat e Carol Biazin dividiram os vocais de “Chega mais”, e Frejat optou por um clássico setentista: “Mamãe natureza”.
A responsabilidade de escolher as músicas e os cantores — uma árdua tarefa — foi do guitarrista Roberto de Carvalho, viúvo da artista, e do produtor musical Moogie Canazio, que também produziu alguns álbuns da cantora, que,antes de partir, deu a ele a chancela para tocar o projeto.
— Essa ideia já existe há muito tempo, a Rita ainda estava com a gente quando eu criei esse projeto — conta o produtor, que também fala sobre revisitar a obra da artista, sua amiga desde 1985 — O meu “refazer” é no sentido de trazer de volta, pois é necessário levar em conta como Rita e Roberto pensaram e produziram aquelas canções originalmente. A música deles assume uma forma tão contundente: o arranjo, as ideias, os rifes. Então, por mais que estejamos revisitando esses clássicos, as pessoas vão reconhecê-los.