Amor sacramentado

abril 6, 2025

Edgar Moura Brasil e Cristhian Vieira oficializam união cercados pelos amigos em cerimônia pautada pelo bom gosto

A vida é feita de recomeços. E também de reiterações. E, neste quesito, elas abarcam amor e afeto. O decorador Edgar Moura Brasil e o programador de web Cristhian Vieira sabem disso. Eles sacramentaram, na noite do último sábado (05), o relacionamento iniciado em 2023. E os votos foram trocados, como antecipado aqui, numa cerimônia que reuniu 120 convidados no apartamento de Edgar no Arpoador, Rio de Janeiro.

A cerimônia foi celebrada pela juíza de paz Maria Vitoria Riera e teve como padrinhos amigos próximos do casal como o novelista Sílvio de Abreu, acompanhado pela mulher, Maria Célia;  Lucinha Araújo e Monica Marinho,  além da consultora financeira Verônica Nieckele e do empresário João Assis, o Jonja.

Os amigos confraternizaram espalhados pelos três ambientes da sala, enfeitados com flores por Raymundo Basílio do Carmo em harmonia com telas de Tomie Ohtake (“Minha preferida”, confessou Edgar) e Vik Muniz,  sem falar nas esculturas de Ascânio MMM e Raul Mourão. 

E estavam ali nomes de diferetes segmentos como arquitetura e decoração (Paola Ribero, Cristina Brasil, Jorge Delmas e Chico Vartulli), da medicina (Roberto Zani, Gabriel Basílio e Alessandro Martins), Jornalismo (Lu Lacerda e Zé Ronaldo),artes (Jonatas Faro) e empresários do Entretenimento (José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni), de eventos (Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho) e convidados estrangeiros como o produtor de vinhos François Perrin, acompanhado da mulhr,a jornalista Isabel Sued.

Passava um pouco das 20h quando, ao som de “Moon river”, os noivos se dirigiram ao altar cujo cenário não poderia ser mais bonito: uma tela de Rubens Gerchman (1942-2008) na qual o artista aborda sua trajetória, desde a chegada da família no Cais Mauá. E os aplausos ouvidos não foram ignorados por Maria Vitória que os incluiu na sua fala.

– Que amigos sinceros, felizes e alegres! Estamos aqui para a legalização de um compromisso de amor e carinho. Até porque, como já disse o poeta Vinicius de Moraes, “a vida só gosta de quem gosta dela” – preambulou a magistrada antes de dar sua sentença, no caso uma sentença de vida: – Que esta união, que hoje se oficializa, seja para sempre!

Foi a segunda vez que Edgar oficializa uma união.Ele é viúvo de Gilberto Braga (1945-2021), com quem foi casado por cinco décadas e cujo relacionamento foi formalizado em 2014. A família do novelista foi representada por sua irmã, Rosa Maria Araújo e por seu filho, o joranlista Bernando Araújo, acompanhado pelo mulher, a também jornalista Roberta Pennafort e pelos filhos do casal.

E Gilberto fez-se presente por uam dessas felizes coincidências – e através da música, uma de suas paixões. Finda a cerimônia, o DJ Mamede colocou em sequência “Faz parte do meu show”, de Cazuza (1958-1990), e “Call me”. Os dois temas fizeram parte das trilhas de dois dos trabalhos pelos quais o autor tinha xodó: a novela “Vale tudo” (1988), cujo remake está no ar, e a minissérie “Anos rebeldes” (1992).

–  A sequência foi uma coincidência – reconheceu Mamede justificando as escolhas: – O Edgar e o Cristhian quiseram homenagear a Lucinha Araújo e pediram músicas do Cazuza. Escolhi “Faz parte do meu show” e “Preciso dizer que te amo”, que toquei antes.

As músicas deram um clima todo especial à noite. Após servido o jantar, assinado pela sempre competente Roberta Pederneiras, o bolo foi cortado ao som de “Emoções” (Roberto e Erasmo Carlos) na gravação magistral de Maria Bethânia. E a escolha não poderia ser mais que apropriada.

Afinal, os amigos ganhos estavam ali, irmanados aos anfitriões e vivendo, como na canção, um momento lindo.

Créditos: Christovam de Chevalier (texto) e Cristina Granato (imagens)

Posts recentes

Teatro essencial

Emílio Orciollo Netto é prestigiado por amigos como Bruno Mazzeo em sua volta aos palcos do Rio de Janeiro

Amor sacramentado

Edgar Moura Brasil e Cristhian Vieira oficializam união cercados pelos amigos em cerimônia pautada pelo bom gosto