Há já um candidato interessado em ocupar a cadeira de número de 30 na Academia Brasileira de Letras. E um senhor nome, diga-se. Paulo Henriques Britto, grande nome da poesia brasileira contemporânea, apresentou sua candidatura na última quinta-feira (03). A carta de apresentação foi entregue à instituição após a Sessão da Saudade em memória da ensaísta e também professora Heloísa Teixeira, que morreu no último dia 28 de março.
Poeta, tradutor e professor ligado ao Departamento de Letars da PUC-Rio, instituição pela qual graduou-se,Paulo Henriques conquistou o respeito da crítica e de seus pares no meio literário. Autor de nove livros, sendo oito deles de poesia, foi laureado com importantes prêmios como o Alphonsus de Guimarães, concedido pela Biblioteca Nacional, e o Portugal Telecom (hoje Oceanos), que contempla produções de países lusófonos.
Paulo Henriques é o primeiro nome a formalizar sua intenção em concorrer à vaga. Outros interessados podem apresentar suas candidaturas até o dia 17 deste mês.