‘É emocionante revivê-la”

março 27, 2025

Jorge Ben Jor lança nova versão para clássico que o colocou como grande alquimista do funk carioca

“Não, não, senta”… que chegou coisa boa por aí!. Desde que surgiu na cena musical, em meados dos anos 1960, Jorge Ben Jor (então Jorge Ben) deixou claro que o esquema do seu samba era de fato novo. Uma década depois, ele corroborava este fato em um álbum com o qual abria alas ao que ficaria conhecido no país como funk. O LP em questão era “A tábua de esmeraldas”, que completou cinco décadas no fim de 2024. 

O disco é aberto com “Os alquimistas estão chegando”.  A canção – hoje um clássico – foi recriada pelo artista para a campanha publicitária de um banco. E é lançada pouco depois de ele completar 86 anos no último sábado (22).  A gravação foi feita em Paris, cidade que inspirou a composição, com parte do refrão cantada em francês: “Allez, allez, les alchimistes sont arrivés”. 

– Essa música nasceu de uma energia especial que senti naquele momento, inspirada por lugares e histórias que mexeram comigo. Agora, depois de 50 anos, é emocionante voltar a Paris para revivê-la com uma nova roupagem – destaca Ben Jor. 

A ideia para a canção surgiu durante visita à casa do alquimista francês Nicolas Flamel (1330-1418). Por lá, ele teve contato com as simbologias da alquimia e levou o conceito para o álbum, que costuma figurar nas listas dos maiores discos brasileiros.

Entre os vídeos que serão lançados,  haverá um do artista de volta à casa de Flamel. Vale lembrar que, em 2024, muitos fãs pediram eventos comemorativos pelos 50 anos do álbum, mas Ben Jor foi discreto em relação à data.

Crédito da imagem: Daniel Ramalho

MAIS LIDAS

Posts recentes

Tudo nos trinques

Joana Paixão e Ricardo Chalfin casam-se no Copacabana Palace em cerimônia como há muito o Rio não via