Aos mestres, com carinho

fevereiro 20, 2025

Grandes nomes do Jornalismo prestigiam lançamento de livro que reverencia carnavalescos que fizeram História

O Carnaval começou – e a afirmação em nada tem a ver com os blocos que já tomam as ruas nos finais de semana. Os amigos do arquiteto Miguel Pinto Guimarães e da curadora de arte Luísa Duarte formaram um bloco que ocupou com alegria a Livraria da Travessa do Shopping Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Ali, a dupla lançou, mui apropriadamente na noite da última quarta-feira (19), “Pra tudo se acabar na quarta-feira” (Capivara),do qual são os curadores. A edição reúne textos sobre o legado de 17 carnavalescos que fazem ou fizeram História nesta  que é a maior festa popular do país.

São nomes como os inesquecíveis Fernando Paplona (1926-2013), Joãosinho Trinta (1933-2011), Rosa Magalhães (1947-2024), além de Maria Augusta e Leandro Vieira (ambos presentes ao lançamento), que têm suas trajetórias analisadas por craques no assunto como os jornalistas Aydano André Motta, Flávia Oliveira (também presente), Marcelo de Mello e Fábio Fabato, entre outros.

E a espaçosa livraria ficou pequena para o tanto de amigos presentes. Paula Marinho, mulher de Miguel, ajudou a fazer as honras recebendo, inclusive, seu pai, o empresário João Roberto Marinho, comumente avesso a aparições públicas. O evento foi prestigiado também pelo presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Merval Pereira, e por empresários, como Flora Gil e Alexandre Accioly,e nomes da sociedade e por muitos, muitos jornalistas.

Exemplos? Renata Vasconcelos e Heraldo Pereira, âncoras do Jornal Nacional, estavam presentes, assim como Patrícia Kogut, Cora Rónai, Alex Escobar e Lilia Teleles, entre outros. Agora alvoroço quem causou foi Dona Déa Lúcia, mãe do saudoso Paulo Gustavo (1978-2021), e paparicadíssima por todos.

Créditos: Christovam de Chevalier (texto) e Vera Donato (imagens)

Posts recentes

‘A capital mundial do pop’

Detalhes do megashow que Lady Gaga fará no Rio de Janeiro são revelados em coletiva acompanhada por NEW MAG

Homenagem derradeira

A missa pelo sétimo dia da morte do poeta Mauro Santa Cecília será celebrada nesta sexta (21), no Rio de Janeiro

Sintonia fina

Mônica Salmaso e Teresa Cristina vão finalmente cantar juntas num show após participações em lives uma da outra