Não há dúvidas de que Dira Paes é musa do nosso cinema. A atriz já participou de mais de 40 produções, foi comentarista do Oscar na televisão e coleciona importantes e memoráveis personagens na telona. Mas fora do país, toda esta trajetória também será celebrada. Ela foi escolhida como a grande homenageada do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris.
O evento acontece entre 29 de abril e 06 de maio, no emblemático cinema L’Arlequin, no bairro de Saint Germain-des-Près. A atriz estará na abertura do festival, quando receberá o Troféu Jangada.
Cinco filmes estrelados por ela serão exibidos no festival, com curadoria de Kátia Adler, também diretora do evento. “Anahy de las misiones” (1997), de Sérgio Silva; “Órfãos do Eldorado” (2015), de Guilherme Cezar Coelho, e “A Floresta das Esmeraldas” (1985), de John Boorman, estão entre os escolhidos.
O Festival de Cinema Brasileiro de Paris tem como público principal brasileiros que vivem na capital francesa, além de alunos do Ensino Médio da cidade. O júri jovem elege, aliás, o melhor filme em uma das premiações.
Crédito da imagem: Reprodução (Instagram)