Não é exagero dizer que a cultura baiana é outra depois da Axé Music. O gênero musical alçou grandes cantores e compositores ao estrelato e avançou muito além das divisas do estado. Para celebrar os 40 anos dessa festa, Luiz Caldas foi homenageado com a Medalha UBC, honraria concedida pela União Brasileira dos Compositores, uma das instituições que cuida do direito autoral no Brasil.
A cerimônia aconteceu na última quarta (05), na Bahia Marina, em Salvador, como noticiado aqui. Caldas é considerado o pai da Axé Music, já que especialistas apontam para seu álbum “Magia” (1985) como primeira obra do gênero.
O evento contou com outros nomes da música baiana, como Carlinhos Brown, Xanddy e Saulo Fernandes. O ex-vocalista da Banda Eva é, aliás, o cantor que mais gravou Luiz Caldas, segundo dados da própria UBC.
A cerimônia foi conduzida pela cantora Paula Lima, que preside a instituição, além do diretor executivo Marcelo Castello Branco e do compositor Manno Góes (banda Jammil), diretor de comunicação da UBC. Eles entregaram a medalha a Caldas, ao lado de artistas que também compõem a diretoria, Wilson Simoninha e Fernanda Takai.
Ao fim da cerimônia, Caldas, Saulo, Brown, Xanddy e Manno formaram uma banda para apresentarem canções do homenageado. Entre os sucessos, canções como “Haja amor”, “Magia” e “É tão bom”.
Crédito das imagens: Jardel Souza
![Carlinhos Brown, Manno Góes, Luiz Caldas e Saulo Fernandes](https://newmag.com.br/wp-content/uploads/2025/02/brown-saulo-etc-300x160.jpg)
![](https://newmag.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Carla-Takai-Xanddy-300x182.jpg)
![](https://newmag.com.br/wp-content/uploads/2025/02/UBC_LUIZCALDAS-01728-300x200.jpg)