A coreógrafa, bailarina, professora e pesquisadora Angel Vianna morreu no último domingo (1), aos 96 anos, em São Paulo. O comunicado foi feito pela página da Faculdade de Dança Angel Vianna (FAV). A causa da morte não foi divulgada.
“Com imenso pesar, comunicamos o falecimento da nossa querida Mestra Angel Vianna. Com serenidade ela nos deixou repletos da sua luz e sabedoria. Para sempre Angel!”, publicou a conta, que ainda informou que haverá missa de sétimo dia em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte.
Angel fundou a Escola Klauss Vianna e o Ballet Klauss Vianna, junto com o marido. Ela é pioneira da dança contemporânea no Brasil e tinha como característica do trabalho a mistura entre teatro e dança, além de defender que todos os corpos podem e devem dançar.
— Grande pioneira na dança contemporânea no Brasil. Seu legado deixa grandes professores e intérpretes que atuam avidamente no método criado por ela. Além de grande mestra e criadora, também foi uma grande intérprete na sua dança que brilhou, defendendo a dança sem limites de idade ou de rótulos. Eu agradeço muito por ter sido acolhido e abraçado por esta grande dama da dança — celebrou o coreógrafo Anselmo Zolla, diretor da Studio3 Cia. de Dança.
Angel nasceu em 1928, em Belo Horizonte, onde também começou a estudar ballet clássico, aos 20 anos. Ela lecionou ainda em outras diversas instituições de ensino sobre corpo e dança.
Crédito da imagem: Reprodução / Instagram