A homenagem ao poeta e filósofo Antonio Cícero (1945 – 1924) na Academia Brasileira de Letras, da qual ela fazia parte, já tem data marcada. O tributo acontecerá no dia 12 de dezembro e será comandado por sua irmã, a cantora Marina Lima, sua parceira nos principais sucessos da carreira.
— Esta homenagem foi o seu último pedido para mim. Cícero gostava muito do ambiente da Academia, fez amigos verdadeiros lá, pessoas que tinha prazer de encontrar. Então planejo um recital que celebre isso, incluindo lindas canções nossas — explica ela, que completa: — É desta maneira simples e profunda que desejo homenagear a memória do meu irmão e sua passagem como membro dessa ilustre Academia.
A cantora também convidou outros membros da ABL, como Rosiska Darcy de Oliveira e Eduardo Giannetti, para lerem poemas e textos de Cícero no palco.
Em seu primeiro e único show no Rio, depois da morte do irmão, Marina também o homenageou, colocando imagens suas no telão, além de mensagens direcionadas a ele.
Antonio Cícero optou por uma morte assistida, no dia 23 de outubro, em Zurique, Suíça, em razão de uma doença degenerativa. Ele estava acompanhado do seu marido, o figurinista Marcelo Pies. O poeta deixou uma carta aos amigos e familiares para explicar a decisão. “Espero ter vivido com dignidade e espero morrer com dignidade”, afirmou num trecho.
Crédito da imagem: Lucas Alvarenga