Era 1982, e Marcia Rachid, então cursando o último ano de Medicina, decidira-se por seguir pela pediatria. Ela só não imaginava que as circunstâncias a levaria a outra área da medicina: a infectologia. Mais de 40 anos depois, a médica é o que podemos chamar de sumidade no segmento, ainda mais quando se trata do vírus HIV. Marcia é também uma militante aguerrida quando se trata de levar embasamento científico e informação de qualidade a seus pacientes e à população em geral.
E, por essa soma de valores, ela será merecidamente homenageada, nesta segunda (02), na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A médica será agraciada com a Medalha Chiquinha Gonzaga, concedida a mulheres que fazem a diferença nas suas profissões.
A iniciativa abarca também a entrega da Medalha Pedro Ernesto ao Grupo Pela Vidda, que, há 35 anos, trabalha pela valorização, integração e dignidade das pessoas que vivem com HIV e dos pacientes da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). As homenagens marcam o primeiro ano da Frente Municipal de Combate ao HIV/Aids.
Crédito da imagem: Marcelo de Jesus