Palco em páginas

novembro 24, 2024

Isabel Fillardis estreia como escritora com o lançamento da sua autobiografia

Atriz, cantora e modelo, Isabel Fillardis já está bastante acostumada com os sets de filmagens, palcos e passarelas, onde já pisou ao longo dos 32 anos de carreira. Mas agora, aos 51 anos, ela está experimentando uma nova estreia. A artista lança, nesta segunda-feira (25), a sua autobiografia: “Muito prazer, Isabel: Cristina & Fillardis” (Ubook), na Livraria Janela, no Shopping da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. É o seu primeiro livro como escritora, onde ela promete um relato sincero sobre sua história, incluindo momentos delicados e intimistas. Entre eles estão a luta contra um câncer de língua, uma gravidez de risco e a descoberta de uma doença autoimune rara, a Líquen Plano Pigmentoso, que causa lesões hiperpigmentadas na pela. 

A capa do livro

— Eu gelei quando escutei: “queremos contar a sua história”. Aceitei o desafio, abri minha caixa de Pandora e jorrei como água — conta ela, sobre a primeira reunião com a editora, completando: — Evoluir dói. Causa desconforto, tanto para você, quanto para quem está a sua volta, porque as pessoas estão acostumadas a te ver de uma forma. Você age e reage de um mesmo jeito durante anos e, quando desperta, se faz necessário algumas mudanças de comportamento. 

Isabel é conhecida pelo grande público por personagens marcantes que interpretou na televisão, como a Ritinha, da novela “Renascer” (1993). Ativista da causa racial no Brasil (ela é uma das embaixadoras do Pacto pela Equidade Racial), a atriz começou a carreira em um momento em que não havia espaço para protagonistas negros na TV. Atualmente este cenário vem mudando, com destaques nas principais obras da teledramaturgia. 

— Somos ensinados a não ter autoestima, não perpetuar a família, não vibrar com a conquista do irmão. Nos dizem que não temos inteligência, que não podemos ser intelectuais. Somos ensinados a não querer, fazendo-nos acreditar ainda que não podemos viver e ser felizes — avalia ela, sobre esta questão ao longo da história da TV. 

Depois deste primeiro lançamento, que também tem versões em ebook e audiobook (gravado por ela), Isabel segue para lançar a obra também em São Paulo, na próxima terça-feira (26), na Livraria da Vila, no Shopping Eldorado, em Pinheiros. 

Crédito da imagem: Nana Moraes

Posts recentes

Palco em páginas

Isabel Fillardis estreia como escritora com o lançamento da sua autobiografia

Um doce para o olhar

Exposição do fotógrafo Slim Aarons chega a São Paulo com imagens de momentos da vida da alta sociedade dos anos 1960 e 1970

Despedida difícil

Morre Mario Sérgio Celidônio, filho do aclamado chef José Hugo Celidônio