Ela é um sucesso na vida pessoal, profissional e, mais recentemente, na internet. E Antonia Frering já pode ser considerada também um sucesso editorial. Uma demonstração disso foi dada, na noite da última quarta-feira (13), quando a atriz e influenciadora lançou “Carmen & Antonia” (AF Edições), atraindo à Livraria da Travessa do Shopping Leblon representantes das mais tradicionais famílias da sociedade brasileira, além de artistas e empresários de sucesso.
Os números não mentem e mostram o quão querida Antonia é por seus amigos – e eles não são poucos. Foram vendidos 267 exemplares somente no lançamento, feito e tanto diante do atual cenário do mercado editorial. Somados a eles os 150 exemplares vendidos antecipadamente, podemos dizer que o livro tem tudo para fazer um caminho bonito.
E por falar em beleza, Antonia estava exuberante. A autora escolheu um autêntico terno Valentino em tom creme para receber amigos e admiradores. O look dava a entender que ela usava gravata no mesmo tom, mas não. Lá pelas tantas, ela despiu o terno revelando uma camisa com fitas amarradas na gola.
Os autógrafos começaram às 18h e estenderam-se até quase dez da noite. E não vamos fazer name-dropping pois seria injusto citar apenas alguns dentre tantos importantes. O vaivém foi intenso, num sinal também do prestígio dos empresários e promoters Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho. Enquanto nomes mais tradicionais optaram por chegar cedo, Heloísa Perrissè, que vem a ser vizinha de Antonia, e Mariana Ximenes, vinda das gravações de “Mania de você”, chegaram mais tarde.
Glória Pires, outra estrela da TV, não pôde estar presente e, de Paris, providenciou que um belo arranjo de flores fosse entregue na livraria. Glória à Glória!
E quem não pôde estar presente deu seu jeito de manifestar seu apreço pela autora. Monica Clark precisou de um carrinho para alojar os exemplares pedidos pelos amigos ausentes, e eles, ah, não eram poucos.
A fila era de fato um fervo. E quem lá estava soube em primeira mão do lamentável atentado ao Congresso pelo inescrupuloso homem-bomba. Tudo porque o sempre antenado analista político Pedro Dória recebeu informações em tempo real.
Voltemos à Antonia. No livro, ela mescla receitas de família – algumas delas de sua avó materna, Mima (Maria de Lourdes Canto Solbiati), cuja foto estava sobre a mesa dos autógrafos – a dicas para melhor receber em diversos eventos sociais, passando por memórias e anotações de sua mãe, a inesquecível Carmen Mayrink Veiga (1927-2017).
E Antonia deu também uma prova da anfitriã que é. Cada um dos acepipes servidos no coquetel foi preparado pela equipe que trabalha na sua casa. E os garçons, numa bela sacada de marketing, usavam aventais estampados com o título do livro, que tal?
Ajudando a fazer as honras estavam os sempre discretos Guilherme Frering, marido da autora, e Lorenzo, um de seus filhos (Guilherme e Maria moram em Londres). E, atendo à movimentação, foi de Lorenzo o último autógrafo da noite, num sinal de que a missão estava cumprida.
Sim, e com louvor. E não poderia ser diferente em se tratando de Antonia Mayrink Veiga Frering.
Crédito das imagens: Eny Miranda