Talentos no páreo

outubro 24, 2024

A saudosa Nélida Piñon e o aclamado Itamar Vieira Júnior estão entre os semifinalistas para o Jabuti, um dos mais importantes da nossa Literatura

Nélida Piñon pode ser agraciada postumamente com o Prêmio Jabuti, um dos mais importantes voltados à Literatura brasileira. A escritora, que morreu em dezembro de 2022, concorre na categoria Crônica com “Os rostos que tenho” (Record), deixado pronto por ela antes de sua morte. O nome de Nélida é um dos mais de 200 semifinalistas ao prêmio divulgados pela Câmara Brasileira do Livro no início da tarde desta quinta-feira (24).

Nomes consagrados da literatura concorrem em diferentes categorias da premiação, dividida entre três eixos principais: Literatura, Não ficção e Produção  Editorial.  No páreo com Nélida está, por exemplo, o pesquisador Luiz Antonio Simas, indicado por “Crônicas exusíacas e estilhaços pelintrs” (Civilização Brasileira).

O consagrado escritor João Silvério Trevisan e o romancista Itamar Vieira Júnior, cujo nome ganhou vulto a partir de “Torto arado”, seu livro de estreia, concorrem na categoria Romance Literário. Eles figuram entre os semifinalistas, respectivamente, pelas obras “Meu irmão, eu mesmo” (Alfaguara) e por “Salvar o fogo” (Todavia).

O nome de Ana Martins Marques, poeta da nova cena literária, concorre na categoria Poesia por “De uma a outra ilha” (Circuito de poemas). Na mesma categoria figura o consagrado poeta Eucanaã Ferraz por “Raio” (Cia das Letras).

Já o jornalista Fernando Molica está entre os semifinalistas na categoria Conto por “Náufragos” (Malê). E o ator e poeta João Pedro Fagerlande estreia na categoria Juvenil com “O jumento que foi à lua” (Poesia Viral).

A premiação recebeupara sua 66ª edição  4.170 inscrições de títulos lançados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2023. Os finalistas serão anunciados no dia 05 de novembro. Façam suas apostas.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Talento contagiante

Ator que brilha como Jair Rodrigues em musical fala da sua trajetória e do sucesso na série “Impuros”

Recomeço em tom maior

Ana Costa e o crítico musical Leonardo Lichote iniciam parceria que pauta o novo trabalho da talentosa artista