‘Uma grande mulher’

outubro 16, 2024

Fernanda Montenegro completa 95 anos e tem sua relevância destacada por três de seus companheiros na Academia Brasileira de Letras

Um dos mais importantes nomes das nossas artes dramáticas completa, nesta quarta-feira (16) 95 primaveras. Ao longo deste quase um século de existência, são 75 anos dedicados à arte de interpretar. Com isso, Fernanda Montenegro colaborou – e muito – para que a classe teatral brasileira alcançasse o devido respeito da sociedade, de autoridades e dos poderes públicos em suas diferentes esferas.

NEW MAG alia-se à torrente de merecidas homenagens a essa que é uma de nossas mais completas atrizes reproduzindo a seguir as falas de três importantes nomes da nossa Cultura. São eles o  jornalista Merval Pereira, presidente da Academia Brasileira de Letras, a qual Dona Fernanda está incorporada desde 2023, e dois de seus confrades na instituição: o escritor e jornalista Ruy Castro e o poeta Carlos Nejar.

– Fernanda Montenegro é um ícone da nossa Cultura, uma representante formidável do Brasil mundo afora e só merece nossos agradecimentos por existir – saúda o presidente da ABL destacando o vigor da artista: – São 95 anos em plena vitalidade e em plena ação. Fernanda é uma grande mulher!

Para o escritor e jornalista Ruy Castro, biógrafo de personagens notáveis da nossa Cultura, a data deveria ser considerada feriado nacional:

– Hoje não é só o aniversário de Fernanda, mas uma data gloriosa para o teatro e para a cultura brasileira. Devia ser feriado nacional.

O entusiasmo de Ruy encontra eco no acadêmico Carlos Nejar, grande nome da nossa poesia, e entusiasta da contribuição da artista à Cultura brasileira.

– Nossa maior atriz, a quem deve muito nosso teatro e nós todos. Quero abraçá-la por tudo o que ela tem feito pela criação e pela arte brasileira na sua grandeza – arremata o imortal.

Posts recentes

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país

‘Quero abrir portas’

Lia de Itamaracá, legítima difusora da ciranda no mundo, vai comandar a pasta da Cultura na ilha que traz no nome