A noite da última segunda-feira (07/10) foi de celebração para a comunidade LGBTQIAPN+ no Festival do Rio 2024, com a estreia do longa-metragem “Baby”. Dirigido por Marcelo Caetano, o filme teve sessão de gala no Estação Net Gávea com convidados especiais, como os atores Letícia Colin, Johnny Massaro, Bárbara Paz, Lúcia Murat, entre outros. O filme é um dos concorrentes ao Prêmio Felix do festival, que contempla obras com histórias LGBTQIAPN+.
– Antes de ser um filme LGBT, é um filme sobre família: famílias biológicas, escolhidas, funcionais, famílias que aos trancos e barrancos se mantêm juntas… acho que é um tema que toca todo mundo – avalia Caetano.
O roteiro escrito por ele e por Gabriel Domingues, conta a história do jovem Wellington, que deixa uma casa de detenção e não encontra mais a sua família, se vendo perdido nas ruas de São Paulo. Logo ele conhece Ronaldo, um homem mais velho com quem viverá uma paixão conflituosa.
– Conheci pessoas na rua e conversei com elas. Eu vivi o Baby durante três meses de processo. Então foi muito importante essa minha transição de morar no centro de São Paulo para ele estar dentro de mim – destaca João Pedro Mariano, que interpreta o protagonista no filme que também foi sua estreia no audiovisual.
Outro nome de destaque no elenco é a atriz Bruna Linzmeyer, que vive uma manicure casada com outra mulher, que se mudou para a cidade grande para tentar uma vida melhor.
– Quando nós, atores e atrizes, nos sentimos confortáveis e desafiados com o personagem, isso gera um movimento gostoso e acho que a história dialoga com esse universo queer, LGBT. Grande parte do elenco faz parte da comunidade e vivencia essas histórias, então tem também essa conexão – comenta Bruna.
Crédito das imagens: Claudio Andrade