Salve o cinema!

outubro 4, 2024

A ministra da Cultura Margareth Menezes e Antônio Pitanga, entre outros famosos, celebram a 7ª arte na abertura do Festival do Rio

Um dos eventos mais importantes e esperado no calendário cinematográfico do país, o Festival do Rio abriu na noite desta quinta-feira (3/10) a sua 26ª edição. Pelo tapete vermelho desfilaram nomes ilustres como a Ministra da Cultura Margareth Menezes, atores e atrizes como Antônio Pitanga, Letícia Colin, Juan Paiva, Gloria Pires, Bárbara Paz, Marco Pigossi, Vanessa Giacomo, Bella Campos, Jonathan Azevedo, entre outros. 

— O cinema é a nossa ponta de lança dessa virada da indústria criativa, da economia criativa e das indústrias culturais, mas também precisamos que a comunidade veja este acontecimento ganhando volume, força e qualidade em todas as regiões do Brasil — pontuou em seu discurso a ministra da Cultura Margareth Menezes.

Para Ailton Graça coube a função de apresentar a festa, que teve ainda a presença de outras autoridades ligadas ao evento. O público vai poder conferir até 13 de outubro mais de 250 filmes, entre produções brasileiras e internacionais, em 22 salas da capital fluminense.

Como manda a tradição, o filme escolhido para ser exibido na cerimônia de abertura este ano foi “Emilia Pérez”,  protagonizado por Selena Gomez e Zoe Saldaña, do diretor francês Jacques Audiard, premiado em Cannes e concorrente ao Oscar 2025. O filme explora em profundidade a jornada de Manitas Del Monte, uma líder de cartel que aspira uma transformação pessoal. 

Uma fala que ganhou destaque foi a do vice-presidente de relações corporativas e sustentabilidade da Shell Brasil, Flavio Ofugi Rodrigues. A empresa é patrocinadora master do evento este ano, e Flavio anunciou que voltará a apoiar o festival em 2025.

Ainda estiveram na festa os produtores e diretores Vilma Lustosa e Marcos Didonet, além da secretária de audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga. Assim como Ilda Santiago, também diretora do festival, o Secretário de Cultura do Rio Marcelo Calero, os empresários e RPs Liège Monteiro e Luiz Fernando Coutinho

Na gala de encerramento nacional, em 12 de outubro, será exibido o filme “Maníaco do Parque”, de Maurício Eça, com Silvero Pereira no papel do serial killer. Já a gala de encerramento internacional terá Conclave, do diretor Edward Berger. O longa-metragem estrelado por Ralph Fiennes aborda o processo de seleção de um novo papa.

 

Crédito das imagens: Davi Campana

Posts recentes

Salve o cinema!

A ministra da Cultura Margareth Menezes e Antônio Pitanga, entre outros famosos, celebram a 7ª arte na abertura do Festival do Rio

Deixa saudades

Aos 88 anos, Emiliano Queiroz, que atuou em mais de 40 novelas, faleceu após uma parada cardíaca

Dia Mundial dos Animais

Na data internacional, Luisa Mell conversou com NEW MAG sobre adoção, maus-tratos e o que temos a aprender com os bichinhos