O longa-metragem “Os Ordinários”, uma comédia distópica da diretora Sophie Linnenbaum, que faz uma crítica inteligente e bem-humorada às estruturas sociais, foi a obra escolhida para a estreia da “Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem!”, no CCBB-Rio. À frente do projeto, o novo Cônsul-geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Jan Freigang, recebeu os parceiros culturais Marcela Monteiro, gerente de programação do CCBB, Bernardo Tebaldi, representando a Fundação Theatro Municipal, Célia Domingues, representando a Mulheres do Brasil e o projeto Mangueira do Amanhã, Diego Lobo, da UNIC Rio, e Paulo Velasco, professor associado de Política Internacional da UERJ, entre muitos outros.
A ficção “As Faces de Toni Erdmann”, da celebrada Maren Ade, também está na programação. O filme concorreu à Palma de Ouro em Cannes e foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro como Melhor Filme Estrangeiro em 2016. Já o drama “Quando Hitler Roubou o Coelho Rosa”, de Caroline Link, mostra as memórias verdadeiras da escritora Judith Kerr, que fugiu da Alemanha por conta do nazismo.
A mostra estará no CCBB até dia 07 de outubro e exibirá 12 filmes, entre ficção e documentário. A entrada é gratuita. A promoção da mostra é do Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro com realização do Centro Cultural Banco do Brasil, e apoio do Instituto Cultural alemão Goethe-Institut.
Crédito das imagens: Eny Miranda