Anitta é do samba

setembro 23, 2024

Primeiro samba-enredo composto pela funkeira vence disputa e será entoado no Sambódromo do Rio pela Unidos da Tijuca

A cantora Anitta marcou mais um gol em sua bem-sucedida carreira no Brasil e no exterior. Desta vez, ela deixou o funk de lado para dar voz ao samba e emplacou! O primeiro samba-enredo assinado pela Poderosa foi o escolhido pela Unidos da Tijuca para o Carnaval 2025. Por estar com compromissos fora do país, Anitta não pôde comparecer à festa que lotou a quadra da agremiação na madrugada de domingo (22).

– Tenho um samba (na Unidos da Tijuca) que escrevi com muitos amigos queridos. A gente é finalista e hoje é a final da disputa. Se eu estivesse no Brasil, essa seria minha programação de hoje. Muita alegria, muita felicidade – disse ela.

O samba foi composto em parceria com o cineasta Estevão Ciavatta, o cantor de samba e pagode Feyjão, o arquiteto e escritor Miguel PG, o compositor Fred Camacho e o intérprete Diego Nicolau. A composição começou a tomar forma em um encontro na casa de Regina Casé, casada com Estevão, e depois foi finalizado em chamadas de vídeo. O tema do próximo Carnaval da Unidos da Tijuca é “Logun-Edé: Santo Menino que velho respeita”, sobre o orixá filho de Oxóssi e Oxum, desenvolvido pelo carnavalesco Edson Pereira.

Logun-Edé é o orixá que rege Anitta no candomblé.

– Meu marido nunca compôs samba-enredo, mas é filho de Logun-Edé, como Anitta. Essas pessoas estão aqui pela devoção a esse orixá, maravilhoso e misterioso – contou Regina Casé.

Estevão completou:

– Foram sete semanas de muito trabalho, muita animação e muito prazer! Sete encontros mágicos vendo o nosso samba chegar no coração de tantas pessoas. O processo de composição foi também de muita alegria!

Filho dos orixás Oxum e Oxóssi, Logun Edé é conhecido como uma divindade ligada ao encanto, mas também um guerreiro. Entre suas cores de preferência, predominam o azul-turquesa — relacionado ao pai, Oxóssi — e o dourado — de sua mãe, Oxum. Seus fios de conta costumam ter as duas cores, intercaladas.

– Eu sou Logun Edé. O grande príncipe herdeiro da raça dos meus pais! Tenho a sensibilidade e a inteligência de minha mãe e a bravura e a esperteza de meu pai. Caçador e pescador, sou minha própria natureza. Sou o único capaz de reunir todos os mundos. Sou o equilíbrio entre os homens e as mulheres – escreveu, recentemente, Anitta em suas redes sociais.

Crédito da imagem: Reprodução Instagram

MAIS LIDAS

Posts recentes

Extra(s) por favor

Gilberto Gil abre duas novas datas para as apresentações da sua turnê de despedida no Rio de Janeiro

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país