Estreantes e renomadas autoras se uniram para lançar a coletânea de contos, “Sutilezas do Patriarcado”, organizada por Mirna Brasil. A obra reúne 26 histórias contadas por mulheres de todas as idades, que viveram abusos, e traça um arco sobre a prática que atravessa séculos.
– São histórias que levam o leitor à observação de minúcias, ao cotidiano que sorrateiramente perfaz a engrenagem do patriarcado, à dinâmica quase invisível que o perpetua, reproduzida por homens e mulheres nos atos ordinários, nas conversas, na retórica, no comportamento dentro e fora de casa, nos protocolos, na educação que damos às nossas filhas e aos nossos filhos – diz Mirna.
O lançamento reuniu as autoras e amigos na Livraria Janela, no Shopping da Gávea, Rio. Em seguida, as autoras conversaram com o público no cine Estação Net Gávea.
– Desde pequena escrevo histórias e só quando cresci e fui fazer faculdade de Letras descobri que aquelas historinhas eram contos. E é a primeira vez que publico um conto. E nada mais incrível do que estar com essas escritoras que eu admiro tanto e falando de um tema tão importante – explica a atriz Claudia Mauro, uma das 26 mulheres que integram a coletânea. Além dela, nomes como Fernanda Nobre, Luana Rodrigues, Lucia Tucuju, Inês Garçoni, Diléa Frate e Anna Claudia Ramos, entre outras.
– Sabe aquela fala, aquele gesto, tom e comentário que parece que foi sem querer, mas que na verdade eles fazem para te controlar, te manipular e te diminuir? Escrevi um conto sobre isso – , diz Fernanda.
Crédito das imagens: Cristina Granato