Mulheres na direção

setembro 17, 2024

Cônsul-geral da Alemanha no Rio de Janeiro, Jan Freigang, promove evento com filmes dirigidos por cineastas alemãs

Tendo assumido o posto há pouco menos de dois meses, Jan Freigang, Cônsul-Geral da Alemanha no Rio de Janeiro, recebe o público carioca em uma de suas primeiras ações culturais, a ‘Mostra Alemã de Cinema Elas Dirigem!’. Em sua segunda edição na cidade, entre 26 de setembro e 7 de outubro, o evento levará para o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-RJ) 12 filmes dirigidos por cineastas alemãs, entre ficção e documentários, que ilustram as muitas condições experimentadas historicamente por mulheres do mundo todo como mães, profissionais, refugiadas, objetos de desejo, entre outros.

Um dos filmes, “Quando Hitler Roubou o Coelho Cor-de-Rosa”, da premiada diretora Caroline Link, conta a história de uma família que imigrou porque teve que fugir do seu país de origem. Autobiográfico, é uma adaptação do livro homônimo sobre a ilustradora Judith Kerr que, judia, saiu da Alemanha com sua família quando era pequena devido à ameaça crescente poder nazista.

– A edição do ano passado atraiu um público atento para as produções de nossas diretoras, o que nos deixa extremamente felizes ao realizar mais uma mostra. Trazemos mais uma vez um cinema potente realizado por nossas diretoras e com temas universais – comemora Jan.

A promoção é do Consulado Geral da Alemanha no Rio de Janeiro e a realização do Centro Cultural Banco do Brasil, com apoio do Instituto Cultural alemão Goethe-Institut.

Crédito das imagens: Reprodução Instagram

A premiada cineasta alemã Caroline Link, Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por “Lugar Nenhum na África”, de 2003, é uma das estrelas da mostra

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Extra(s) por favor

Gilberto Gil abre duas novas datas para as apresentações da sua turnê de despedida no Rio de Janeiro

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país