50 anos de revolução

setembro 16, 2024

O sociólogo português Augusto Santos Silva virá ao Brasil celebrar o aniversário da Revolução dos Cravos

Completando 50 anos, a Revolução dos Cravos, levante militar e popular que ocorreu em Portugal, em de abril de 1974, ganhará dois encontros que marcam as comemorações na PUC-Rio. O episódio histórico que encerrou a longa ditadura liderada por Antônio Salazar (1989 -1970), mudou os rumos do país para sempre. E quem vem ao Brasil falar sobre o tema é o sociólogo Augusto Santos Silva, ex-ministro e presidente da Assembleia Legislativa de Portugal, atualmente um dos mais importantes nomes da política contemporânea. 

O sociólogo terá a responsabilidade de abrir os festejos em terras cariocas, na próxima terça (17/09).  O evento foi intitulado como 19º Seminário Internacional da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses e celebra o cinquentenário da revolução, um marco histórico da retomada democrática de Portugal, e também os 30 anos da Cátedra. As mesas de debate seguem até quarta (18/09) e vão reunir outros representantes de instituições internacionais, como as universidades de Santiago de Compostela, na Espanha, e do Porto, de Coimbra e do Museu do Neo-Realismo, em Portugal.

O evento contará também com a presença de dez professores de universidades brasileiras como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Os seminários são organizados pelos professores Izabel Margato, da PUC, e Antônio Pedro Pita, da Universidade de Coimbra. 

Posts recentes

‘Ela é incrível’

Encontro entre Taís Araújo e a autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie abrirá a Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Ilustre presença

Anna Bella Geiger prestigia exposição com ideias para um mundo mais igualitário no Rio de Janeiro

‘Consegui fazer com leveza’

Flor Gil lança seu primeiro álbum e fala da sua criação, da relação com o Brasil e do caminho que a levou à música