50 anos de revolução

setembro 16, 2024

O sociólogo português Augusto Santos Silva virá ao Brasil celebrar o aniversário da Revolução dos Cravos

Completando 50 anos, a Revolução dos Cravos, levante militar e popular que ocorreu em Portugal, em de abril de 1974, ganhará dois encontros que marcam as comemorações na PUC-Rio. O episódio histórico que encerrou a longa ditadura liderada por Antônio Salazar (1989 -1970), mudou os rumos do país para sempre. E quem vem ao Brasil falar sobre o tema é o sociólogo Augusto Santos Silva, ex-ministro e presidente da Assembleia Legislativa de Portugal, atualmente um dos mais importantes nomes da política contemporânea. 

O sociólogo terá a responsabilidade de abrir os festejos em terras cariocas, na próxima terça (17/09).  O evento foi intitulado como 19º Seminário Internacional da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses e celebra o cinquentenário da revolução, um marco histórico da retomada democrática de Portugal, e também os 30 anos da Cátedra. As mesas de debate seguem até quarta (18/09) e vão reunir outros representantes de instituições internacionais, como as universidades de Santiago de Compostela, na Espanha, e do Porto, de Coimbra e do Museu do Neo-Realismo, em Portugal.

O evento contará também com a presença de dez professores de universidades brasileiras como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Os seminários são organizados pelos professores Izabel Margato, da PUC, e Antônio Pedro Pita, da Universidade de Coimbra. 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Extra(s) por favor

Gilberto Gil abre duas novas datas para as apresentações da sua turnê de despedida no Rio de Janeiro

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país