A contagem regressiva já começou para o início do Festival do Rio. Grande vitrine do cinema brasileiro, a 26ª edição do evento vai acontecer entre os dias 03 e 13 de outubro. E a expectativa é das maiores para a exibição dos filmes selecionados na Première Brasil, que terá mostras competitivas de longa-metragens e documentários.
Quais deles têm a chance de levar o tão sonhado Troféu Redentor? Procurado por NEW MAG, o crítico de cinema Rodrigo Fonseca apontou cinco títulos que devem estar entre os grandes laureados do ano.
“Enterre seus mortos”
Baseado no livro de Ana Paula Maia, “Enterre seus mortos” conta a história de Edgar, que trabalha removendo animais atropelados na cidade fictícia de Abalurdes junto ao seu colega de trabalho Tomás, um padre excomungado. Dirigido por Marco Dutra, o filme tem no elenco Selton Mello, Marjorie Estiano e Danilo Grangheia.
“Kasa Branca”
Dirigido por Luciano Vidigal e com Babu Santana e Roberta Rodrigues no elenco, “Kasa Branca” mostra ao público a narrativa de Dé, adolescente da periferia do Rio de Janeiro, que recebe a notícia que sua avó está em fase terminal com mal de Alzheimer. Então ele e seus dois melhores amigos, Adrianim e Martins, decidem aproveitar os últimos dias com ela. O filme fará sua estreia mundial no Festival do Rio.
“Manas”
Celebrado com muitos aplausos no Festival de Veneza, “Manas”, longa dirigido pela estreante Marianna Brennand, conta a história de Marcielle, uma adolescente que vive na Amazônia. Ela decide enfrentar a violência vigente na sua família e comunidade onde mora. Rodado na floresta amazônica, o filme conta com Dira Paes no elenco e Jamilli Correa como protagonista em sua estreia no cinema.
“Apocalipse nos trópicos”
Dirigido pela indicada ao Oscar Petra Costa, o documentário “Apocalipse nos trópicos” mostra a influência do fundamentalismo religioso na política brasileira. A produção acompanha figuras centrais da política brasileira, como o presidente Lula, o ex-presidente Bolsonaro, e o pastor Silas Malafaia. O filme foi ovacionado em sua exibição no Festival de Veneza.
“Incondicional: o mito da maternidade”
A maternidade é instintiva ou construída? A que serve o sentido incondicional do amor materno? A mãe-diretora Patrícia Fróes conversa com outras mães sobre as complexidades e riquezas da maternidade no documentário que faz sua estreia mundial no Festival do Rio. O longa também marca o primeiro trabalho de direção de Patrícia.
Crédito das imagens: divulgação e reprodução (internet)