Tempo eternizado

agosto 15, 2024

Os Paralamas do Sucesso têm sua história narrada em livro por João Barone, baterista e um dos seus fundadores

Os admiradores dos Paralamas do Sucesso e do rock nacional têm um bom motivo para comemorar. Eles vão poder revisitar toda a trajetória da banda num livro escrito por ninguém mais, ninguém menos do que João Barone, baterista e um dos fundadores do grupo. “1,2,3,4! Contando o tempo com Os Paralamas do Sucesso” será lançado primeiramente no Rio de Janeiro, na próxima terça (20), na Livraria da Travessa do Shopping Leblon, Zona Sul da cidade. 

— Poucas pessoas têm o privilégio de passar 40 anos exercendo uma mesma atividade. No meu caso, tocar bateria nos Paralamas me proporcionou conhecer o mundo inteiro sem gastar nenhum tostão, como diz o verso de Melô do marinheiro. Sou a prova de que os sonhos podem se tornar realidade — diz Barone.

Histórias curiosas como a do próprio Barone — que entrou na banda de supetão, após Vital, primeiro  baterista do grupo, faltar à primeira apresentação da banda, em outubro de 1981 — são narradas pelo músico. Isso sem falar nas turnês pelo Brasil — e na América Latina e na Europa — e no apoteótico show no Rock in Rio de 1985, que mudou o patamar dos Paralamas.

— Minha motivação foi preservar as lembranças dos muitos episódios da nossa jornada até aqui, repleta de alegrias, aflições, amores, tristezas, ansiedades, comédias e tragédias. E de um ponto de vista único e muito especial: sentado atrás de uma bateria — conta o músico.

O livro tem prefácio de José Emilio Rondeau e orelha de Elisabete Pacheco, ambos jornalistas. A publicação traz ainda mais de 80 imagens do acervo pessoal de Barone — quase todas inéditas —, que incluem manuscritos de letras, credenciais de shows históricos e cartazes do início da carreira. 

Créditos das imagens: Maurício Valadares (alto) e Marcio Farias

O baterista João Barone, autor de “1,2,3,4! Contando o tempo com Os Paralamas do Sucesso”

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Extra(s) por favor

Gilberto Gil abre duas novas datas para as apresentações da sua turnê de despedida no Rio de Janeiro

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país