Dança plural e total

agosto 12, 2024

Semana Paulista de Dança e Mostra Internacional de Dança de São Paulo unem forças e levam à Avenida Paulista o melhor do segmento no Brasil e no exterior

A união faz a força – e faz mesmo. Dois importantes eventos de dança unem forças e prometem fazer de São Paulo (e da Avenida Paulista) a sucursal da segunda arte. São eles a Semana Paulista de Dança, na sua sexta edição, e a estreante Mostra Internacional de Dança de São Paulo que, juntas, vão oferecer 22 apresentações de companhias e nomes consagrados do Brasil e do exterior. Thiago Soares, ex-primeiro bailarino da Royal Ballet de Londres, a Studio3 Cia de Dança e a norte-americana Yin Yue Dance Company estão entre as atrações dos eventos, cujas apresentações serão todas gratuitas e começam no fim do mês.

Os trabalhos serão abertos no dia 27 de agosto, na sede do Itaú Cultural, onde a primeira edição da Mostra Internacional de Dança de São Paulo (MID-SP) estará sediada. O espetáculo “Corpos turvos”, do Coletivo CIDA, do Rio Grande do Norte, abre a programação do MID, que contará com 11 apresentações de grupos brasileiros e de países como França, Argentina, Chile e EUA. O evento, uma parceria entre a Associação Pró-Dança e o Itaú Cultural, terá ainda a mostra Dança Viva, com exibições de vídeos de  16 espetáculos, além de fóruns e debates.

Já a 6ª Semana Paulista de Dança, parceria entre a Studio3 Cia de Dança e o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, volta a levar ao MASP apresentações de companhias e nomes relevantes da dança de sete municípios brasileiros, sendo dois deles do estado de São Paulo. A Semana será aberta no dia 28 de agosto pela carioca Focus Cia de Dança que apresenta na ocasião, “As canções que você dançou para mim”, carro-chefe da companhia criado a partir do cancioneiro de Roberto e Erasmo Carlos.

Outro grande nome da música, que recentemente completou oito décadas de vida, também será festejado. Chico Buarque é celebrado pela Studio3 Cia de Dança no aclamado  “Francisco(s)”, no qual os temas instrumentais estão divididos em três suítes elencadas a partir da direção musical de Francis Hime, parceiro de Chico em muitas de suas obras-primas.

– A Semana Paulista de Dança mantém o compromisso de sempre trazer novidades e apresentar um panorama das melhores produções da dança brasileira. Nos propomos a ampliar o alcance e o impacto da dança na sociedade estimulando novos olhares sobre os caminhos que essa arte pode traçar – celebra o coreógrafo Anselmo Zola, curador da Semana, destacando ainda: – Nesta edição, trazemos mais uma vez uma programação diversificada e representativa de todo o Brasil, com espaço para novos talentos e artistas consagrados.

A diversidade de estilos, propostas e gêneros é corroborada também por Inês Bogéa, diretora artística da MID-SP, que destaca os eixos de fruição, formação e fomento, três dos pilares fundamentais da dança:

– A formação é o processo de aprendizado e desenvolvimento artístico. A fruição é a experiência de apreciação estética e emocional. E o fomento é o suporte e incentivo para a produção e difusão artística. Juntas, essas palavras desempenham um papel crucial na criação, disseminação e valorização da arte em todas as suas formas.

Crédito das imagens: Leandro Menezes (alto e Zolla), Lina Nunes (Thiago Soares), Willian Aguiar (Inês Bogéa) e Renato Mangolin (Corpos Turvos e In(in)terruptos)

A Studio3 Cia de Dança é uma das atrações com o aclamado “Francisco(s)”
Thiago Soares, ex-bailarino do Royal Bellet, é uma das estrelas da Semana
O coreógrafo Anselmo Zolla é o curador da Semana, na sua sexta edição
Inês Bogéa é a diretora artística da Mostra Internacional de Dança de São Paulo
O Coletivo CIDA, do Rio Grande do Norte, em cena de Corpos Turvos
Cena de “In(in)terruptos”, uam das atrações da MID-SP

MAIS LIDAS

Posts recentes

Extra(s) por favor

Gilberto Gil abre duas novas datas para as apresentações da sua turnê de despedida no Rio de Janeiro

‘Nas cabeças e nas bocas’

Simone reaviva canção de Chico Buarque, imortalizada por ela no cinema, como prévia do registro do show com que festejou 50 anos de carreira

Nobre guerreira

Zezé Motta recebe prêmio na Bahia em reconhecimento a seu ativismo no combate ao racismo no país